Futebol mineiro bem representado: 3 grandes na elite nacional

Escudos dos clubes mineiros na elite do Brasil (Arte: Divulgação)

O futebol mineiro conta, atualmente, com três times na elite do Campeonato Brasileiro, afinal, o Cruzeiro, que passou as três últimas temporadas na Série B, voltou. Assim, se juntou ao Atlético e ao América, os outros dois grandes rivais do estado.

No momento, o Cruzeiro, mesmo vindo da Série B, faz uma boa e surpreendente campanha no torneio nacional. Isso porque, com investimento mais baixo e um elenco mais limitado, se esperava uma campanha mais sofrível. E o DiarioSP vem fazendo matérias e acompanhando o futebol mineiro.

Apesar disso, a Raposa já conseguiu resultados importantes e deixou o torcedor animado. Ainda que o time tenha ficado os anos de 2020, 2021 e 2022 na Série B, os mais dramáticos da história do clube.

Agora, o Cruzeiro, que já ganhou quatro vezes o Brasileirão, está de volta e sonha, ao menos nos próximos anos, voltar a ser campeão. O último título nacional do Cruzeiro aconteceu em 2014, sob comando do técnico Marcelo Oliveira, quando o futebol mineiro vivia um momento de ouro.

Afinal de contas, naquele mesmo ano, o Galo foi campeão da Copa do Brasil, deixando o estado em evidência. Mas, os bons momentos parecem estar voltando para o futebol mineiro, com três representantes na elite, algo raro nos últimos anos.

América é uma das novas velhas forças do futebol mineiro

O América, no início do século 20, ganhou o Campeonato Mineiro 10 vezes seguido. Mas, ao longo dos anos, foi perdendo espaço no futebol mineiro, pois, Atlético e Cruzeiro começaram a crescer.

Desse modo, até mesmo a presença do Coelho na elite nacional chegou a ser um fato raro e o time jamais foi campeão nacional, ao menos na elite. Agora, o América, depois de tantos altos e baixos, tenta se consolidar na Série A durante essa era dos pontos corridos e já vai para sua terceira temporada seguida.

Assim, a diretoria aposta em uma boa estrutura e salários em dia para manter um time base e bater de frente com os outros grandes do futebol nacional. Mesmo sem ter uma torcida muito numerosa, o América é um dos clubes mais tradicionais do futebol mineiro e fez boas campanhas recentes na Copa do Brasil.

Agora, o que se espera, é que o clube consiga se manter na elite este ano e também faça uma nova boa campanha na Copa do Brasil. Além disso, na Copa Sul-Americana, onde faz uma boa campanha também, o torcedor já começa a sonhar com o título.

Atlético Mineiro em evidência

Nos últimos anos, principalmente com a queda do Cruzeiro, o Atlético assumiu o protagonismo do futebol mineiro. Tanto é que, o Galo é o atual tetracampeão estadual, vencendo entre os anos de 2020 e de 2023.

Além disso, o Atlético é o maior campeão estadual e tem mais vitórias em confrontos diretos contra Cruzeiro e América ao longo dos anos.

Outro ponto importante é que o Galo elevou novamente o futebol mineiro ao topo do país, já que em 2021 foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, em um ano de ouro para a equipe.

Mesmo sem fazer uma campanha brilhante no Brasileirão dos últimos dois anos, continua com um time forte e está na briga pelo título da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil deste ano.

No entanto, o que o torcedor atleticano mais aguarda mesmo é a inauguração no seu tão sonhado estádio, a Arena MRV, que está praticamente pronta. Então, a partir do segundo semestre, o Atlético vai jogar em seu novo estádio e esse palco, além de ser um dos mais modernos no mundo, também vai ser mais uma referência para o futebol mineiro, justamente por conta dessa imponência.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo