O volante Pablo Galdames está fora dos planos do Vasco e deve ser anunciado, em breve, pelo San Lorenzo (ARG). Segundo informações do jornalista Uriel Iugt, o chileno chegará a Buenos Aires por empréstimo com opção de compra. As negociações devem ser encerradas nas próximas horas após o acerto de valores salariais entre o jogador e o clube argentino.
Revelado pelo Unión Española (CHI), Galdames atuou na equipe entre 2014 e 2018, quando foi comprado pelo Vélez Sarsfield (ARG). Jogou no Fortín por três temporadas, até acertar sua transferência para o futebol italiano, em 2021. Negociado com o Genoa, vestiu também a camisa da Cremonese, por empréstimo.
O volante chegou ao Vasco no início deste ano. Estreou contra o Audax Rio, na primeira partida do Campeonato Carioca. Com a camisa cruzmaltina, ele disputou 23 jogos, marcou dois gols e distribuiu quatro assistências. Defendeu ainda seleção chilena na Copa América de 2021 e nas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar.
Desde a saída do técnico Álvaro Pacheco, em junho, o chileno tem recebido menos minutos em campo. Antes titular absoluto, Galdames passou a entrar no decorrer das partidas e, por vezes, nem saiu do banco de reservas. Ele atuou pela última vez na vitória contra o Atlético-GO, em 6 de agosto, em confronto pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Com a perda de espaço na equipe, o jogador está entre os atletas que serão negociados para aliviar a folha salarial. Além dele, saíram Zé Gabriel, para o Coritiba, e Praxedes, para o Athletico Paranaense. Os próximos a deixar São Januário devem ser Rossi e Serginho, embora ainda não tenham encerrado seus contratos.
Outro que pode deixar o clube é o jovem Rayan. O atacante está sendo observado por times europeus e há possibilidade de negociação caso venha uma boa proposta. O Gigante da Colina tem conversas avançadas para assinar com o zagueiro Maurício Lemos, do Atlético Mineiro e com o ponta-esquerda Yuri César, atualmente no futebol árabe. A janela de transferências será fechada no dia 2 de setembro.