Seleção Brasileira

Galeno comenta recusa à seleção portuguesa e diz estar convicto em defender o Brasil

Galeno, atleta da seleção brasileira, em entrevista coletiva (Foto: Rafael Ribeiro | CBF)

Atacante do Porto tem dupla cidadania, mas preferiu defender o país onde nasceu

Foto: Rafael Ribeiro | CBF

Brasileiro nascido em Barra do Corda, no interior do Maranhão, Galeno também tem cidadania portuguesa. O jogador chegou a integras pré-listas de Portugal, mas nunca foi chamado em definitivo. Agora, o atacante foi convocado por Dorival Júnior para os amistosos da Data-Fifa e cravou que a sua decisão é atuar pelo Brasil.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

– Não vou mudar minha opinião, foi meu sonho desde criança representar meu país, meu Brasil, foi o que conversei com o professor, antes de ele me ligar eu já tinha essa opinião de representar o Brasil, não vou mudar, vou dar meu máximo para representar essa camisa – disse.

– Pode ter certeza de que vai ser mais um para ajudar e ganhar coisas pela Seleção. Vou estar aqui para representar meu país, pode ter certeza de que vou dar meu máximo – completou.

Atualmente jogador do Porto, Galeno foi contratado pelo clube em 2016. Antes, em Portugal, passou por Portimonense, Rio Ave e Braga. Pelo tempo em Portugal, conquistou a cidadania em 2022. O jogador foi procurado pelo técnico Roberto Martínez, que chegou a pedir ajuda do treinador do Porto, Sérgio Conceição, para que convencesse o atleta a jogar pela seleção europeia, mas o atacante estava convicto em sua decisão.

Desde que chegou ao Porto, Galeno soma 108 jogos, 29 gols e seis títulos. Nesta temporada, vem se destacando, principalmente na Champions League, apesar de sua equipe ter sido eliminada nas oitavas de final. O bom rendimento fez o técnico Dorival Júnior dar a primeira oportunidade do jogador na seleção brasileira.

– Minha ficha até hoje não caiu, não acredito que estou aqui com esses grandes jogadores. Tive aquela reação de chorar, ligar para minha família, estou muito feliz de estar aqui – afirmou.

– Essa vai para um quadro, pode ter certeza de que vai estar marcada na minha vida, estará bem guardada para mostrar para meus filhos e meus netos que representei meu país – acrescentou.

+ Lucas Paquetá diz que está colaborando com investigações sobre irregularidades em apostas esportivas

+ + De volta à Seleção, Richarlison supera má fase e destaca terapia: ‘Salvou minha vida’

Com poucos jogos no futebol brasileiro, Galeno se apresentou aos torcedores pontuando suas principais características.

– Muita gente não vê o campeonato português. Todo mundo sabe que não é um campeonato muito visto no mundo, mas pode ter certeza de que lá tem grandes jogadores, é uma competição muito boa, em que disputam bons jogadores, todos os times disputam até o fim. O que podem esperar de mim é que vou dar meu máximo na seleção, sei que não será fácil, mas estarei de corpo e alma para defender a seleção – declarou.

– Sou forte no 1 x 1, gosto de defender, ajudar meus companheiros, pode ter certeza de que em campo vou dar meu máximo, suar essa camisa da Seleção, agora é pensar no que fazer aqui, treinar bem, trabalhar bem, para que possa surgir aqui minha oportunidade de jogar – concluiu.

Galeno está à disposição de Dorival Júnior para os amistosos contra a Inglaterra, neste sábado (23), em Wembley, e contra a Espanha, na próxima terça-feira (26), no Santiago Bernabéu.

Confira outros tópicos da entrevista de Galeno

Parceria com Wendell

– Eu e o Wendell a gente já se conhece há bastante tempo, vamos tentar transportar para aqui o que fazemos no Porto. Pode ter certeza que a gente vai dar nosso máximo em campo e tentar aprender com os outros que estão aqui há mais tempo. Vamos tentar passar também o que a gente sabe a eles. Vamos tentar dar grandes vitórias ao brasileiros. Estou muito feliz de estar aqui.

Família

– Minha maior decisão foi quando sai de perto da minha mãe, saí muito novo do Maranhão, com 11 anos. Perdi meu pai com oito anos, não foi fácil deixar minha família assim, foi muito difícil, mas era um sonho não só meu como da minha família. Hoje estar representando o Brasil é um sonho realizado, um sonho de criança, meu e da minha família. Hoje não só minha família está feliz, mas meu pai também está orgulhoso. Vou dar orgulho a ele e a minha família.

Dorival

– Eu e o professor a gente ainda não conversou muito ainda, é tudo novo, mas alguns jogadores já trabalharam com o Dorival. A gente vai tentar dar nosso máximo, mas não muda muita coisa com o jeito dele jogar com o nosso no Porto, acho que não será difícil se adaptar. Tenho certeza que ele vai me chamar para conversar ainda, estarei pronto para dar o meu máximo em campo.

Sonho de infância

– Nunca imaginava que estaria aqui representando meu país, todo mundo tem que acreditar nos seus sonhos, nada é impossível. Foi tudo rápido, minha vida correu de um jeito que eu não imaginava. Hoje estar aqui no meu Brasil é um orgulho para mim, pode ter certeza que não vou sair daqui mais. Todo mundo sabe que no mundo todo tem grandes jogadores brasileiros. O mais difícil foi chegar aqui, agora é manter, vou seguir dando meu máximo para voltar e honrar essa camisa.

Admiração por companheiros

– Aconteceu quando vi o Vini, Rodrygo, Paquetá, grandes jogadores que acompanhei nos times em que eles estão, até mesmo o Rodrygo quando estava no Santos, eu acompanhei e vi que tinha um grande futuro pela frente. Estar do lado deles parece mentira. Vou tentar aprender o máximo com eles e também tentar passar um pouco do que sei para eles. Agora que estamos juntos vamos nos unir e dar nosso máximo em campo, dar as vitórias para o Brasil.

Futebol goiano

– Foi muito rápido, cheguei em 2015 no Trindade, depois passei dois anos lá, fui para o Grêmio Anápolis, fiquei um ano lá, depois vim para o Porto B, foi onde consegui me firmar. Eu tinha um ano de contrato, tinha que fazer minha vida ali, consegui mostrar meu trabalho e, com isso, o Porto me deu a honra de representar o clube, em comprou. Hoje estou lá. Foi uma passagem linda. Não tive tanta experiência no Brasil, mas quero voltar a jogar no Brasil. Tenho vários amigos, minha família hoje mora em Goiânia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo