Futebol Internacional

Galvão Bueno comenta racismo contra Vini Jr: “Caso mais emblemático do futebol mundial”

Galvão Bueno
Foto: Reprodução/Canal GB

O narrador e apresentador Galvão Bueno publicou um vídeo em seu canal no Youtube, nesta terça-feira (23), comentando os casos de racismo pelos quais tem sofrido o atacante Vinícius Junior. Em um discurso forte, ele criticou duramente a Liga Espanhola e seu presidente Javier Tebas, elogiou o Real Madrid e colocou como título do vídeo que este é “o caso mais emblemático do futebol mundial.”

No último domingo (21), o camisa 20 do Real Madrid foi chamado de “macaco” por uma parte da torcida do Valência, durante a derrota do seu time por 1 a 0. No Estádio Mestalla, foram ouvidos vários gritos racistas, tanto que a partida chegou a ser paralisada por cerca de dez minutos. Vini também acusou torcedores de imitarem gestos de macaco em sua direção. Após o ocorrido, o caso tomou repercussão mundial.

Como introdução, Galvão começa dizendo: “Eu me sinto na obrigação de me posicionar sobre um grande drama, um crime que está acontecendo no futebol, principalmente na Espanha. Este vídeo é sobre o que está se transformando no caso de racismo mais emblemático e grave da história do futebol mundial.”

Ele comenta e elogia o posicionamento de apoio ao atleta que diversos clubes do futebol brasileiro e também craques do futebol mundial tiveram desde domingo. É mostrada a entrevista do técnico do Real, Carlo Ancelotti, após o jogo, em que ele diz que não falará sobre futebol depois do ocorrido e aborda a gravidade da situação. E Galvão elogia: “Eu conheço bastante bem o Ancelotti, sei a pessoa que é. Não esperava dele uma outra atitude que não fosse esta.”

Porém, o que mais chama a atenção do ex-narrador da TV Globo é a falta de apoio que Vinícius tem dentro do próprio país onde atua. “É uma perseguição cruel que vem se repetindo na Espanha. E o que é mais chocante: o Vini não tem o respaldo de boa parte das instituições do futebol espanhol e de alguns grupos de imprensa também. O presidente de La Liga, Javier Tebas, vive desqualificando os protestos e diz que o Vini está sendo injusto e desmoralizando a liga.”

Então, ele manda um recado diretamente ao mandatário: “Eu diria ao senhor Tebas, se pudesse falar com ele, que a própria La Liga e ele como presidente é que vêm se autodesmoralizando perante ao mundo.”

+Polícia da Espanha prende sete suspeitos de racismo contra Vinicius Junior

E Galvão Bueno ressaltou ainda que as medidas de punição tem de ser rigorosas contra os clubes: “Perda de pontos, estádio suspenso pro time jogar, punição financeira dura, forte. Tudo isso tem que acontecer”, comentou.

Para saber tudo sobre o mundo esportivo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Por fim, o narrador ressaltou a origem humilde de Vinicius e que ele não está reagindo com violência. “Ele é um menino de origem simples, humilde, que vem sendo humilhado. Está reagindo, e não com violência em momento algum. Não sei, não tenho ideia se ele vai deixar o futebol espanhol. Mas eu tenho certeza que ele vai continuar lutando e que vai puxar uma revolta tão grande das pessoas que tem algo de bom na cabeça que, queira Deus, que ele consiga uma grande vitória.”

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo