Campeonato Brasileiro - Série C

Goleiro do Ypiranga relata insulto racista e torcedor vai preso na Série C

Publicado em

Reprodução / Nosso Futebol
— Continua depois da publicidade —

Este último final de semana de futebol acabou ficando marcado por atitudes lamentáveis de torcidas contra jogadores. Além do caso envolvendo Vinicius Júnior, na derrota do Real Madrid para o Valencia, pelo Campeonato Espanhol, no Brasileirão Série C um goleiro também precisou interromper uma partida por conta de gritos racistas.

Na partida entre Altos, do Piauí, e Ypiranga de Erechim, do Rio Grande do Sul, o goleiro do time gaúcho Caíque precisou tomar uma atitude. Após ouvir ofensas racistas de um torcedor, ele chamou o árbitro da partida e comunicou o ocorrido. Desta forma, o confronto só foi reiniciado após a retirada do homem por parte da polícia.

Graças ao baixo público e a identificação por parte do goleiro, o torcedor do Altos acabou preso pela polícia. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes de Teresina por policiais militares presentes no estádio Lindolfo Monteiro. Diante disso, Caíque confirmou o que comunicou ao árbitro e revelou ter tido coragem para relatar isso pela primeira vez.

Publicidade

– Aos oito minutos do primeiro tempo eu fui pegar a bola para cobrar o tiro de meta e ouvi (o insulto). Imediatamente identifiquei o autor da fala e fiz o meu papel de comunicar o árbitro da partida. O mesmo comunicou as autoridades para tomarem as medidas cabíveis. Todas as vezes em que ouvi esse tipo de fala eu fiquei calado, mas acho que a gente tem que começar a falar. Acho que mancha o espetáculo. Espero que ele tenha consciência do que fez, que eu tenho certeza que ele não vai repetir mais isso – disse o goleiro Caíque em entrevista para a Globo.

Para saber tudo sobre o Outro Lado, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Diante do ocorrido, os dois clubes envolvidos se colocaram ao lado do goleiro. O primeiro a se pronunciar foi o Ypiranga, que mostrou solidariedade e pediu um mundo mais “fraterno” através de nota oficial.

“O Ypiranga Futebol Clube vem a público externar seu apoio ao Atleta Caíque L. S. da Purificação que foi vítima de ato de racismo por parte de um torcedor da equipe do Altos. O clube Ypiranga repudia veementemente este comportamento que não se alinha aos valores esportivos e humanos da nossa sociedade. Por um mundo mais fraterno, igualitário e sem discriminação”.

Depois, então, foi a vez do Altos lamentar a atitude do torcedor e prometeu punir o responsável.

“A Associação Atlética de Altos vem a público repudiar e lamentar o caso de injúria racial envolvendo o atleta Caíque, goleiro do Ypiranga. É inadmissível que cenas como essa ainda se repitam nos dias atuais. O preconceito, seja ele por raça, orientação sexual ou qualquer outra “diferença”, precisa ser combatido e seus autores punidos com veemência”.

Clique para comentar

As mais acessadas

Sair da versão mobile