Na última quarta-feira (20) o Grêmio empatou em 1 a 1, com o Atlético-MG, em casa, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol marcado pelos mineiros foi através de uma cobrança de pênalti, após Thaciano derrubar Guilherme Arana dentro da área. O aproveitamento dos goleiros gremistas não têm sido positivo em pênaltis. Há mais de três anos, nenhum arqueiro consegue defender uma penalidade máxima no tempo regulamentar.
Nesta temporada, foram sete pênaltis marcados contra o Grêmio, seis no Campeonato Brasileiro, onde todos foram convertidos. Em todas as partidas, Vanderlei era quem estava como titular defendendo a meta gremista.
- Zé Mário – Novo Hamburgo (Gauchão)
- Gabigol – Flamengo (Brasileirão)
- Iago Maidana – Sport (Brasileirão)
- Thiago Galhardo – Inter (Brasileirão)
- Marinho – Santos (Brasileirão)
- Marinho – Santos (Brasileirão)
- Hyoran – Atlético-MG (Brasileirão)
No ano de 2019, o aproveitamento também foi negativo. Nos 10 pênaltis marcados contra o Grêmio, sendo nove no Brasileirão, todos foram convertidos. Paulo Victor era o responsável por defender o gol gremista em nove oportunidades, com a exceção da primeira partida da lista, quando o titular era Júlio César.
- Pedro – Fluminense (Brasileirão)
- Fernandão – Bahia (Brasileirão)
- Pikachu – Vasco (Brasileirão)
- Fred – Cruzeiro (Brasileirão)
- Di Santo – Atlético-MG (Brasileirão)
- Arthur Caike – Bahia (Brasileirão)
- Gabigol – Flamengo (Libertadores)
- Gabigol – Flamengo (Brasileirão)
- Bruno Henrique – Palmeiras (Brasileirão)
- Nikão – Athletico-PR (Brasileirão)
O último goleiro do Grêmio a defender uma cobrança de pênalti no tempo normal, foi Paulo Victor, no dia 6 de Agosto de 2017, em sua estreia no time gaúcho. Na ocasião, o Tricolor conseguiu vencer o Atlético-MG por 2 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O pênalti foi cobrado pelo atacante Robinho no meio do gol.
Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.