O governo britânico detalhou nesta terça-feira (1) como será o código de conduta da liberação do público aos estádios no futebol inglês.
Os torcedores deverão utilizar máscaras “durante todo o tempo” em que permanecerem dentro dos estádios. que estiverem capacitados.
Apesar disso, a venda de bebida alcóolica nos corredores estará liberada livremente. Nos corredores, será permitida a compra de refeições, mas o consumo deverá ser apenas nas arquibancadas.
Buscando “reduzir o impacto no transporte”, os torcedores visitantes seguirão proibidos por tempo indeterminado.
Não haverá proibição para cantar e torcer nas arquibancadas, mas o governo alerta que isso trará “alto risco de transmissão do coronavírus”. Um modo de evitar esse contágio é o distanciamento social entre as cadeiras.
Por fim, jogadores estarão proibidos de assinarem autógrafos dos torcedores ou posar para fotografias e selfies.
Apesar das recomendações, as competições possuem liberdade de utilizarem códigos de conduta próprios que apresentem variações do protocolo do governo.
A 21ª divisão inglesa (EFL), por exemplo, apresenta um código mais liberal que libera a retirada de máscaras quando torcedores entrarem no estádio.
O retorno do público ao futebol inglês está sendo liberado a partir desta terça-feira, dia 1º de dezembro, com o fim do lockdown parcial estabelecido pelo primeiro-ministro, Boris Johnson.
Os estádios foram divididos em categorias e haverá liberação de 4 mil ou 2 mil torcedores dependendo do nível de contágio da região. Em alguns locais, a presença da torcida seguirá proibida.
Nesta quarta-feira (2) teremos os dois primeiros jogos com o retorno da torcida ao futebol inglês: Wycombe x Stoke City e Luton Town x Norwich City, ambos sendo iniciados a partir das 16h45 pelo horário de Brasília.
Neste final de semana, o destaque da Premier League ficará por conta do clássico Tottenham x Arsenal neste sábado (5), com a presença da torcida.
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)