Automobilismo

Grande prêmio de Interlagos renova contrato com a Fórmula 1 por mais cinco anos

FOTO: GETTY IMAGES

Na última terça-feira (10), foi divulgado o calendário da Fórmula 1 para 2021 com o GP de Interlagos de volta, após não fazer parte da temporada este ano por conta da pandemia do Coronavírus. Porém, faltava a confirmação, porque era preciso assinar um novo contrato com os promotores da categoria, pois os vínculos antigos se encerram este ano. Mas esse problema não existe mais. O governador de São Paulo, João Dória, anunciou que a F1 fica no estado até 2025.

O grande prêmio do Brasil será disputado no dia 14 de novembro e será a antepenúltima etapa de 2021. Até hoje, já ocorreram 38 edições do GP brasileiro no autódromo de Interlagos. Durante 30 temporadas seguidas a prova vinha acontecendo em São Paulo e essa sequência só foi interrompida este ano por conta da pandemia do Coronavírus.

O maior vencedor do GP de Interlagos é o francês Alain Prost. Maior campeão da Fórmula 1, o heptacampeão Michael Schumacher conquistou quatro vitórias. Sebastian Vettel e o argentino Carlos Reutemann venceram três vezes cada um. Entre os brasileiros, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Felipe Massa e Nelson Piquet, todos com dois triunfos, foram os pilotos que mais venceram. José Carlos Pace venceu uma vez.

Em seis ocasiões, o GP de Interlagos decidiu o título da Fórmula 1. Em 2005, Fernando Alonso se sagrou campeão, algo que se repetiu no ano seguinte com o espanhol. Em 2007, foi a vez do finlandês Kimi Raikkonen vencer o campeonato em São Paulo e sair com o título. Em 2 de novembro de 2008, Felipe Massa chegou brigando pelo título, mas o brasileiro viu Lewis Hamilton, na ocasião na McLaren, ultrapassou o alemão Timo Glock na última curva da prova e ficar com o título por apenas um ponto.

Entre 2005 e 2008, o GP de Interlagos fechou a temporada, mas em 2009, ele foi o antepenúltimo grande prêmio, mas o inglês Jenson Button faturou o campeonato por antecipação, acabando com as remotas chances de Rubens Barrichello ser campeão. Dois anos depois, foi a vez de Sebastian Vettel ficar com a taça no Brasil e se tornar o mais jovem tricampeão da categoria.

O grande prêmio do Brasil de 2021 será no dia 14 de novembro.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo