Automobilismo

Verstappen fica na frente em sessão que pilotos sofreram com condições da pista

FOTO: DIVULGAÇÃO / TWITTER F1

Nesse início de final de semana do GP da Turquia, as equipes sofreram com as condições da pista, recém-colocada. Com a aderência dificultava devido ao asfalto novo, os pilotos tiveram dificuldades em fazer bons tempos. Na primeira sessão de treinos livres, a melhor volta foi 10 segundo abaixo do recorde histórico do circuito, conquistado em 2005 pelo colombiano Juan Pablo Montoya. O panorama não mudou muito na segunda sessão, mas os tempos foram melhores: Verstappen ficou na frente com 01min28s330.

Na segunda sessão de treinos livres, pilotos e equipes já chegaram mais preparados para as condições e os tempos foram mais baixos. Um dos primeiros pilotos a ir a pista foi o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes. A equipe acabou não tendo um bom desempenho na primeira sessão e Hamilton passou quase que todo o período parado nos boxes enquanto os mecânicos mexiam em seu carro.

Com a pista aquecida pelo calor, assim como pela própria passagem dos carros, os pilotos passaram a não sofrer tanto com suas condições. Mesmo assim, muitos ainda reclamavam de problemas no pneu dianteiro direito, bastante exigido no circuito.

Com 15 minutos de sessão, os tempos começaram a baixar, mas ainda não muito distantes do que os pilotos haviam conseguido na primeira sessão. Leclerc marcou 01min31s540 para ficar com o melhor tempo. Apesar disso, não demorou para ser superado por Albon, que cravou 01min30s872 diante de condições melhores da pista.

Com 30 minutos, o tailandês ainda liderava a sessão, seguido por Hamilton e Verstappen. Os pilotos passaram a mudar os pneus para macios, mas logo Leclerc reclamou que o equipamento se deteriorava muito rápido. Apesar disso o monegasco cravou o tempo mais rápido com 01min30s751.

Na parte final da sessão, aonde normalmente os pilotos fazem simulações de corrida, alguns acontecimentos curiosos foram destaques: Sainz quebrou o retrovisor esquerdo, enquanto Russell e Latifi, companheiros de equipe, rodaram quase que simultaneamente, mas em pontos diferentes do circuito.

Com as simulações de corrida em andamento, os tempos passaram a baixar de maneira considerável. A bandeira amarela chegou a ser acionada quando Raikkonen rodou na pista, mas o piloto da Alfa Romeo se recuperou rápido e seguiu para os boxes sem grandes problemas no carro.

No final da sessão, Verstappen assumiu a ponta para não perder mais a posição. Leclerc e Bottas completaram o top 3. O inglês Lewis Hamilton acabou ficando com o quarto melhor tempo.

Neste sábado (14), será realizada a terceira sessão de treinos livres a partir das 06hs (de Brasília). O treindo de classificação terá início às 09hs (de Brasília). A corrida está marcada para o domingo (15), às 07h10 (de Brasília).

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo