Campeonato Brasileiro

Grêmio supera Cuiabá e conquista primeira vitória como visitante no retorno à Série A

Jogadores comemoram o gol da vitória do Grêmio sobre o Cuiabá
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Na noite deste domingo (30), o Grêmio enfrentou o Cuiabá na Arena Pantanal, em Cuiabá/MT. O jogo foi válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2023 e o Imortal Tricolor, mesmo fora de casa, obteve os três pontos ao ganhar por 2 a 1. Vinícius e Everton Galdino marcaram os gols do time gaúcho, enquanto Marllon assinalou o tento do Dourado. Foi a primeira vitória como visitante no retorno à elite do futebol brasileiro.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramKoo e TikTok.

A partida começou em ritmo lento, mas a bola balançou cedo as redes. No primeiro bom ataque do jogo, Fábio recebeu de Bitelo na direita e cruzou na medida para Vinícius subir bem e cabecear sem chances de defesa para Walter aos nove minutos. O Cuiabá respondeu no lance seguinte, quando Deyverson recebeu de Patrick Calmon e encobriu o goleiro Gabriel Grando, mas, após análise da arbitragem de vídeo, o gol foi anulado por impedimento do centroavante. A vantagem gremista no começo deu tranquilidade, mas o Cuiabá incomodou e buscou o ataque. Pela insistência, conseguiu o empate aos 28 minutos. Pablo Ceppelini cobrou escanteio da direita, Alan Empereur escorou na segunda trave, Raniele desviou e Marllon completou para igualar o marcador.

Na reta final da primeira etapa, a partida ficou bem interessante, com ataques dos dois lados. O placar não foi mais movimentado por causa da trave. Franco Cristaldo cobrou escanteio e Luis Suárez testou forte, mas parou no travessão. Minutos depois, em novo cruzamento de Cristaldo, foi a vez de Bruno Alves acertar a trave. O Dourado teve duas boas chances também. Na primeira, o chute de Emerson na entrada da área passou perto. Na segunda, Deyverson fez boa jogada individual no lado direito da área e cruzou rasteiro, mas Kannemann fez o corte.

Marllon comemora gol marcado na derrota do Cuiabá diante do Grêmio
Divulgação/Cuiabá

No segundo tempo, a partida caiu de ritmo. O Grêmio era mais cauteloso, tentava administrar o jogo com a posse de bola e esperar o momento acerto para acionar os atacantes. Quase marcou o segundo gol em bom contragolpe puxado por Vinícius. O meia deu belo passe pelo alto para Bitello, o atacante encobriu Walter, mas Alan Empereur tirou o perigo. O Cuiabá teve bom momento ofensivo quando Felipe Augusto cruzou da esquerda e Deyverson cabeceou firme, mas a pelota explodiu na trave.

E foi nesse momento que veio o momento crucial da partida. Aos 20, o técnico Renato Portaluppi promoveu a entrada de Everton Galdino. E, na primeira jogada, o atacante resolveu o confronto. Aos 22 minutos, Zinho cruzou depois de avançar sobre a marcação adversária e a defesa cuiabana fez o corte parcial. Na sequência, Nathan emendou o rebote com chute de fora da área, Walter espalmou e Galdino completou livre para marcar o segundo tento tricolor. Logo em seguida, Luis Suárez quase marcou um golaço de voleio, mas Walter espalmou. Na reta final da partida, após as mudanças dos dois treinadores, os donos da casa tentaram empatar de toda a forma, mas não conseguiram e ainda tiveram o lateral-esquerdo Patrick Calmon expulso após receber o segundo cartão amarelo.

Grêmio abriu o placar na vitória sobre o Cuiabá
Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Com a derrota, o Dourado segue sem vencer no Campeonato Brasileiro. Em três jogos, um empate, dois reveses e a 17ª colocação, com apenas um ponto ganho. Por outro lado, o Imortal Tricolor ocupa a sétima posição, com seis pontos somados. Na próxima rodada do Brasileirão, os times irão entrar em campo no próximo domingo (7). Às 11h, o Cuiabá enfrenta o América-MG na Arena Independência, em Belo Horizonte/MG, enquanto o Grêmio vai receber o Red Bull Bragantino na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS, às 18h30.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo