O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1 neste domingo (4), em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A partida aconteceu na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e o resultado garantiu ao Imortal uma posição no G-4 da tabela de classificação. Os visitantes abriram o placar com Calleri, mas levaram a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Cristaldo e Reinaldo. No segundo tempo, o tricolor gaúcho suportou a pressão adversária para sair com a vitória.
Com o resultado, o Grêmio chega aos 17 pontos no Brasileirão e sobe para a terceira colocação. Já o São Paulo fica na sétima posição, com 15 pontos. O tricolor gaúcho volta a jogar no domingo (11), contra o Flamengo no Maracanã, pela próxima rodada do Campeonato. Já o time paulista enfrenta o Tolima na quinta-feira (8), pela Copa Sul-Americana.
Para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
PRIMEIRO TEMPO
O Grêmio teve maior posse de bola e buscou mais as ações ofensivas durante a primeira etapa. Apesar disso, o placar foi aberto pelo São Paulo ainda no início da partida, aos 13′, com Calleri. O atacante argentino subiu mais alto que a defesa após lançamento de Caio Paulista e cabeceou no canto contrário do goleiro Gabriel Grando. O gol sofrido aumentou a pressão ofensiva do Imortal, e nos minutos seguintes Rafael foi forçado a fazer duas grandes defesas em jogadas pelo alto com Suárez e Kannemann, aos 16′ e 17′.
Após algumas tentativas, o Grêmio conseguiu o empate aos 30′ após um pênalti cometido por Alan Franco, que bloqueou um chute com o braço dentro da área. Cristaldo foi quem cobrou a penalidade e converteu. Minutos depois, aos 38′, o tricolor gaúcho conseguiria a virada com Reinaldo, que recebeu passe de Suárez, chutou cruzado e contou com uma falha do goleiro adversário para marcar o gol. Nos acréscimos Bruno Alves ainda teve um grande chance para ampliar o placar quando sobrou com a bola de frente para o gol após jogada aérea, mas finalizou para fora.
SEGUNDO TEMPO
O São Paulo voltou para a etapa final com alterações, visando pressionar o Grêmio e buscar o resultado. Aos 10′, Rodriguinho recebeu um belo lançamento de Michel Araújo no lado esquerdo no ataque e acertou o travessão, porém esta foi uma das únicas chances de maior perigo criada pelo tricolor paulista. Mesmo com maior presença no ataque e posse de bola, os visitantes não conseguiam converter isto em oportunidades reais.
O Grêmio se postou na defesa e procurou sair nos contra-ataques, mas teve dificuldades com a saída de bola e pouco ameaçou no ataque. Se a parte ofensiva do plano de jogo não teve o melhor resultado, o setor defensivo se saiu bem: conseguiu impedir a maioria das jogadas do adversário e garantiu o resultado para o Imortal. O São Paulo tentou uma pressão maior nos minutos finais, e teve chance de empatar com um chute cruzado de Luciano nos acréscimos, mas nenhum jogador alcançou a bola para desviar para o gol.