Basquete

Guia NBA: Heat estrelado, Hawks com Trae, Beal e LaMelo líderes e reconstrução em Orlando; confira a projeção de cada franquia da Divisão Sudeste

Arte: ENM

Após uma temporada reduzida para 72 jogos, bem aquém do calendário tradicional, a NBA teve uma season emocionante com dois finalistas surpreendentes, tendo o Milwaukee Bucks de Giannis Antetokounmpo campeão da NBA após 40 anos. E o que esperar da temporada 2021/2022? A equipe do Esporte News Mundo apresenta as projeções de cada equipe divididas nas seis divisões. Confira o que esperar de cada franquia da Divisão Sudeste!

ATLANTA HAWKS

A franquia da NBA conhecida atualmente como Atlanta Hawks foi criada em 1946, como o Buffalo Bisons. Porém, a equipe permaneceu apenas 38 dias em Buffalo, até que seus fundadores decidiram levá-la para Moline, no estado de Illinois. Em sua segunda sede, a franquia ainda recebeu o nome de Tri-Cities Blackhawks, representando as cidades de Rock Island e Moline, no estado de Illinois, e Davenport, em Iowa. Foi somente em 1968, quando Ben Kerner vendeu a franquia para Thomas Cousins e o ex-governador da Geórgia, Carl Sanders, que a equipe chegou à sua sede atual e passou a se chamar Atlanta Hawks.

Em sua trajetória na NBA, o Atlanta Hawks conquistou quatro títulos de conferência. A franquia foi campeã do Oeste em 1957, 1958, 1960 e 1961, quando ainda era o Saint Louis Hawks.

O Atlanta Hawks foi a grande sensação da temporada 2020/2021. A franquia treinada por Nate McMillan vem se reformulando há anos e no último ano teve o primeiro grande resultado, chegando as finais da Conferência Leste, sendo derrotado pelo Milwaukee Bucks por 4×2.

A equipe de Atlanta terminou a última temporada regular na 5° colocação com 41 vitórias e 31 derrotas, e foi comandada pelo grande armador Trae Young, que está amadurecendo cada vez mais o seu jogo durante sua carreira. A equipe manteve todos seus grandes jogadores para a próxima temporada e os coadjuvantes como John Collins, Kevin Huerter e De’Andre Hunter têm mostrado grande evolução e devem levar os Hawks ainda mais longe na tabela da Conferência Leste.

Hawks
Jovem elenco dos Hawks é candidato ao título / Foto: Divulgação Hawks

Quem chegou?

Delon Wright (Armador)

Timothe Luwawu-Cabarrot (Armador)

Gorgui Dieng (Pivô)

Jahlil Okafor (Pivô)

Quem saiu?

Kris Dunn (Armador)

Bruno Fernando (Ala-armador)

Tony Snell (Ala pivô)

Quem foi draftado?

Jalen Johnson (20° escolha)

Sharife Cooper (48° escolha)

Provável time titular:

PG: Trae Young

SG: Bogdan Bogdanovic

SF: Danilo Gallinari

PF: John Collins

C: Clint Capela

Técnico: Nate McMillan

Reservas de destaque: DeAndre Hunter, Cam Reddish, Kevin Huerter e Delon Wright

MIAMI HEAT

O Miami Heat foi criado em 1988, como uma franquia de expansão da NBA. Além do Heat, também foram criados Orlando Magic, Charlotte Hornets e Minnesota Timberwolves. A franquia da Flórida tem seis títulos de conferência em sua história. O Heat foi campeão do Leste em 2006 e durante quatro anos consecutivos entre 2011 e 2014, quando teve o big three, Dwyane Wade, Chris Bosh e LeBron James. O Miami Heat tem três títulos da NBA em sua história. A tradicional equipe foi campeã em 2006, 2012 e 2013. São também três vice-campeonatos.

Após uma temporada 2020-21 muito conturbada, o Miami Heat foi o 6° colocado na Conferência Leste com 40 vitórias e 32 derrotas com muitos altos e baixos, e nos playoffs, foi varrido na primeira rodada para o Milwaukee Bucks.

Após visíveis fragilidades da última temporada, o Miami Heat foi bastante agressivo na busca da melhora do elenco. Pat Riley foi cirúrgico e tinha como meta, contratar o armador Kyle Lowry, e teve sucesso. Outro grande reforço foi o de P.J. Tucker, que ajudará Bam Adebayo dentro do garrafão e num estalar de dedos, o Heat já é novamente um grande favorito ao título da Conferência Leste após se mexer bem na offseason.

Miami foi cirúrgico na offseason / Foto: Divulgação Heat

Quem chegou?

Kyle Lowry (Armador)

Caleb Martin (Ala-armador)

Markieff Morris (Ala)

P.J. Tucker (Ala-pivô)

Quem saiu?

Goran Dragic (Armador)

Kendrick Nunn (Armador)

Trevor Ariza (Ala)

Andre Iguodala (Ala)

Nemanja Bjelica (Ala-pivô)

Precious Achiuwa (Ala-Pivô)

*A equipe não teve escolhas no último draft

Provável time titular:

PG: Kyle Lowry

SG: Duncan Robinson

SF: Jimmy Butler

PF: P.J. Tucker

C: Bam Adebayo

Técnico: Erik Spoelstra

Reservas de destaque: Tyler Herro, Markieff Morris e Victor Oladipo.

WASHINGTON WIZARDS

O Washington Wizards já carregou diferentes nomes ao longo de sua história. A franquia foi criada em 1961 como Chicago Packers, com sede em Chicago, Illinois, e foi renomeada para Chicago Zephyrs na temporada seguinte. Em 1963, eles se mudaram para Baltimore, no estado de Maryland, e se tornaram o Baltimore Bullets, levando o nome de uma equipe anterior de mesmo nome. Em 1973, se mudou para a capital com o nome de Capital Bullets e em 1997 se transformou em Wizards.

O Washington Wizards tem quatro títulos de conferência em sua história, todos nos anos 1970. A franquia foi campeã do Leste em 1971, 1975, 1978 e 1979. Os Wizards têm também um vice-campeonato em sua história, mas da Conferência Oeste. Em 1965, como Baltimore Bullets, foram derrotados pelo Los Angeles Lakers.

A última temporada da NBA para a franquia da capital foi surpreendente. Após a saída de John Wall e a chegada de Russell Westbrook, os Wizards foram puxados pelo “Mr. Triple-Double” e por Bradley Beal, levando a equipe à oitava colocação da Conferência Leste com 34 vitórias e 38 derrotas. Tiveram que passar pelo play-in antes de chegar aos playoffs, quando foi derrotado na primeira rodada para o Philadelphia 76ers por 4×1.

Na offseason, Russell Westbrook pediu para ser trocado para o Los Angeles Lakers, mas a franquia não queria qualquer negócio e conseguiu fazer boa negociação, além de ir atrás de bons agentes livres. A equipe se manteve competitiva e estará por mais uma temporada na briga por pós-temporada, comandada por seu franchise player, Bradley Beal.

Bradley Beal terá muito trabalho para levar a equipe aos playoffs / Foto: Divulgação Wizards

Quem chegou?

Kentavious Caldwell-Pope (Ala-armador)

 Montrezl Harrell (Pivô)

Spencer Dinwiddie (Armador)

Kyle Kuzma (Ala-pivô)

Jordan Goodwin (Ala-armador)

Aaron Holiday (Armador)

Quem saiu?

Russell Westbrook (Armador)

Alex Len (Pivô)

Ish Smith (Armador)

Robin Lopez (Pivô)

Garrison Mathews (Ala-armador)

Quem foi draftado?

Corey Kispert (15° escolha)

Provável time titular:

PG: Spencer Dinwiddie

SG: Bradley Beal

SF: Rui Hachimura

PF: Kyle Kuzma

C: Thomas Bryant

Técnico: Wes Unseld Jr.

Reservas de destaque: Kentavious Caldwell-Pope, Montrezl Harrell e Daniel Gafford

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

CHARLOTTE HORNETS

O Charlotte Hornets foi criado em 1988, mas a sua história envolve o surgimento de outra franquia e uma mudança de sede. Em 2002, o então dono dos Hornets, George Shinn, decidiu deixar a antiga sede da franquia e buscar uma nova casa. A escolha foi por Nova Orleans. E, assim, nasceu o New Orleans Hornets. Quando Shinn decidiu levar sua franquia para Nova Orleans, a NBA concedeu autorização para que Charlotte tivesse um novo time. O Charlotte Bobcats foi criado e passou a disputar a liga em 2004.

Já em 2013, o New Orleans Hornets mudou de nome, adotando New Orleans Pelicans em homenagem ao pássaro oficial do estado de Louisiana, o pelicano. Foi a partir dessa mudança de nome da equipe de Nova Orleans que ressurgiu o Charlotte Hornets. Um dos 15 times da Conferência Leste da NBA, os Hornets jamais chegaram à decisão de uma conferência.

Após saída de Kemba Walker, os Hornets começaram uma reformulação na busca do primeiro título da história da franquia. O time de Michael Jordan escolheu LaMelo Ball para ser seu franchise player e logo na sua temporada de rookie, já levou a equipe ao play-in, após a décima colocação da Conferência Leste com 33 vitórias e 39 derrotas.

A equipe da Carolina do Norte segue em reconstrução ao redor de LaMelo Ball e na evolução de coadjuvantes como P.J. Washington, Miles Bridges e Vernon Carey Jr. Além do experiente Gordon Hayward – que se estiver livre de lesões – para comandar os jovens jogadores da franquia da NBA.

LaMelo Ball é o comandante na reconstrução da franquia / Foto: Divulgação Hornets

Quem chegou?

Kelly Oubre Jr. (Ala)

Ish Smith (Armador)

Mason Plumlee (Pivô)

Quem saiu?

Devonte’ Graham (Armador)

Malik Monk (Ala-armador)

Bismarck Biyombo (Pivô)

Cody Zeller (Pivô)

Quem foi draftado?

James Bouknight (11° escolha)

Scottie Lewis (56° escolha)

Balsa Koprivica (57° escolha)

Provável time titular:

PG: LaMelo Ball

SG: Terry Rozier

SF: Gordon Hayward

PF: P.J. Washington

C: Mason Plumlee

Técnico: James Borrego

Reservas de destaque: Kelly Oubre Jr., Miles Bridges e Ish Smith

ORLANDO MAGIC

Como dito anteriormente, o Orlando Magic foi uma das equipes criadas no fim dos anos 80 e teve sua estreia na temporada 1988-89, o nome Magic foi escolhido em alusão aos parques temáticos que são a principal atração turística da cidade de Orlando. O Orlando Magic tem dois títulos de conferência em sua história. A franquia foi campeã do Leste em 1995 e 2009. Em 1995, o Magic eliminou Boston Celtics e Chicago Bulls, que contava com o retorno de Michael Jordan após uma rápida passagem pelo beisebol, antes de enfrentar o Indiana Pacers na final de conferência.

Já em 2009, o Orlando Magic tinha como sua principal estrela o pivô Dwight Howard. Na final de conferência, a equipe encarou o Cleveland Cavaliers, de LeBron James, e venceu a série por 4 a 2. Além dos dois títulos de conferência, o Orlando Magic foi duas vezes vice-campeão do Leste.

Após uma temporada 2020-21 para esquecer, o Orlando Magic é mais uma equipe da Conferência Leste que está focada em uma reformulação no elenco, visando jovens jogadores via Draft. Na última season, a franquia da Flórida amargou a penúltima colocação do lado leste com 21 vitórias e 51 derrotas, ficando à frente somente do Detroit Pistons.

Ficou claro que a equipe de Orlando está buscando o tank na NBA ainda durante a última temporada, quando trocou o pivô Nikola Vucevic para o Chicago Bulls, sendo que o sérvio é um dos centrais com mais qualidade na liga e na negociação, recebeu duas picks de primeira rodada, além de um jovem em ascensão, o pivô Wendell Carter Jr.

Os rookies Jalen Suggs e Franz Wagner terão papel fundamental no time / Foto: Divulgação Magic

Quem chegou?

Robin Lopez (Pivô)

E’Twaun Moore (Ala)

Quem saiu?

Chasson Randle (Armador)

James Ennis III (Ala)

Otto Porter Jr (Ala)

Quem foi draftado?

Jalen Suggs (5° escolha)

Franz Wagner (8° escolha)

Jason Preston (33° escolha)

Provável time titular:

PG: Markelle Fultz

SG: Gary Harris

SF: Terrence Ross

SF: Moritz Wagner

C: Wendell Carter Jr.

Técnico: Jamahl Mosley

A temporada 2021-22 terá início no próximo dia 19 de outubro e se estenderá até o dia 10 de abril. O torneio “play-in” foi mantido pela NBA e vai ser realizado entre 12 e 15 de abril. Já os playoffs começarão a ser disputados no dia 16. A grande decisão tem previsão para se iniciar em 2 de junho de 2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo