Coritiba

Guilherme Biro, Jonathan e Mattheus: veja desempenho dos improvisados na lateral esquerda do Coritiba

Biro Coxa
Foto: Reprodução/Coritiba

A saída do capitão William Matheus foi mais uma das perdas expressivas do Coritiba ao longo do campeonato. O lateral esquerdo, que jogou por 24 partidas completas na temporada, não teve vínculo renovado e foi defender o Shimizu, do Japão. Com a saída do único lateral esquerdo do elenco, o Coxa já testou quatro jogadores improvisados, e recusa a incorporar laterais de origem que jogam na base. Confira abaixo quem já passou pela posição e o desempenho dos jogadores.

Mattheus

Entrou em campo pela lateral esquerda contra o Internacional e Sport, enquanto William Matheus ainda estava no elenco. Contra o Inter, o Coxa arrancou o empate por 2×2, e os dois gols do Colorado partiram do lado esquerdo da defesa Alviverde, o que levou o treinador Rodrigo Santana a tirá-lo de jogo aos 74′ para a entrada do zagueiro Henrique Vermudt.

Durante a partida, ele errou 100% dos cruzamentos, passes longos e dribles, perdeu a posse em 17 lances e errou nove passes curtos. Também não venceu nenhuma dividida, e não roubou nenhuma bola em 74′ em campo.

Contra o Sport, seu desempenho foi melhor: resistiu os 90′, acertou 43 passes e errou apenas seis. Criou uma chance clara de gol, saiu melhor em 66% das divididas e roubou a bola duas vezes. Ainda assim, não acertou nenhum cruzamento e perdeu a posse em 12 oportunidades.

Jonathan

Lateral direito de origem, também foi o ‘substituto’ do ex-capitão Coxa Branca. Ocupou a lateral esquerda de imediato após a saída de William Matheus, e foi titular contra o Atlético-MG e Goiás. Diante do Goiás, foi bem sucedido em cinco interceptações e quatro roubadas de bola, saiu vitorioso em sete divididas, acertou 80% (33/41) dos passes e acertou um cruzamento. Não jogou no Athletiba, barrado pelo DM no dia do jogo, e deu lugar ao terceiro improvisado pela lateral esquerda.

Foto Galeria
Jonathan sentiu dores no dia do jogo e não foi selecionado para o Athletiba. Foto: Coritiba

Guilherme Biro

Piá do Couto, entrou em campo três vezes durante o ano, sendo que contra o Grêmio foi substituído aos 20′ do primeiro tempo. Ele é meio-campista de origem, mas passou a treinar como defensor com a chegada do auxiliar técnico da comissão permanente, Júlio Sérgio, e já foi utilizado pela esquerda nas categorias de base. Biro entrou como titular no Athletiba.

Ficou em campo por 74′, depois sentiu dores e foi substituído por outra jóia da base, Natanael. Enquanto esteve em campo, Guilherme anulou Carlos Eduardo, que errou 53% dos passes, não finalizou e perdeu a posse em 17 oportunidades. Enquanto isso, o lateral esquerdo improvisado acertou 93% dos passes (26/28), acertou três bolas longas e perdeu a bola cinco vezes. Na defesa, saiu melhor em quatro divididas, interceptou um passe e roubou a bola em duas oportunidades.

Guilherme Biro já passou pela lateral esquerda das categorias de base. Foto: Coritiba

Natanael

Lateral direito, já teve oportunidade em 12 partidas pelo elenco principal na temporada 2020/2021. Contra o Athletico-PR, entrou no lugar de Guilherme Biro, que substituía Jonathan, lesionado. Foi ao campo aos 74′, e foi o quarto jogador do ano a passar pela lateral esquerda do Coxa.

No jogo, Natanael roubou a bola uma vez, acertou 87% dos passes (13/15) e acertou duas bolas longas. Na defesa, levou a melhor em uma dividida e roubou uma bola. Perdeu a posse cinco vezes. Foi o primeiro jogo do garoto da base fora de sua posição original.

Natanael Coxa

Além dos quatro, o Coxa tem na base o melhor lateral esquerdo da Copinha 2020 e o vencedor Sul-Americano Sub-15, também pelo lado esquerdo do campo.

ANGELO

Piá do Couto de 19 anos, veste a camisa Alviverde desde 2011, em 2020 teve seu contrato renovado até 2023. Na última Copa São Paulo de Futebol Júnior, entrou para a seleção da Copinha como melhor lateral-esquerdo e foi um dos destaques da campanha do Coritiba que chegou até as oitavas-de-final. Na competição, entrou em campo cinco vezes e fez um gol de bola parada.

KAZU

Formado na base coxa-branca, também treina no Alto da Glória desde os 11 anos e já foi convocado para a seleção de base. Em 2015, foi campeão do Sul-Americano sub-15. Em 2019, Kazu defendeu o Grêmio e conquistou elogios de Thiago Gomes, técnico da base da equipe gaúcha. Seu contrato com o Coritiba é até o final de 2021.

Piás da base ainda não tiveram oportunidade na temporada 2020/2021. Foto: Coritiba

Além de William Matheus, os jogadores Giovanni Augusto, Rodrigo Muniz, Filemon, Igor Jesus e Sassá deixaram a equipe durante a temporada e mudaram a escalação dos 11 principais. Para saber tudo do Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo