Ceará

Guto Ferreira se tornará o primeiro treinador a comandar o Ceará do início ao fim do Brasileirão na era dos pontos corridos

Foto: Felipe Santos / Cearasc.com

Faltando apenas dois jogos para o fim do Brasileirão 2020 e muito bem no cargo, Guto Ferreira fará história no Ceará sendo o primeiro e único treinador até aqui a comandar o clube do início ao fim da disputa na era dos pontos corridos. O técnico chegou ao Vovô em meados de março do ano passado e está prestes a completar um ano na equipe.

Campeão da Copa do Nordeste, vice no Campeonato Cearense, segunda melhor campanha na história do clube na Série A, permanência garantida com seis rodadas de antecedência, chegada às quartas de final na Copa do Brasil e na luta por uma vaga na Sul-Americana. Esse é o resumo do histórico de Guto Ferreira no Vovô.

O Gordiola, como é carinhosamente apelidado, renovou seu vínculo com o clube nessa semana até o fim de 2021 e tem o apoio de grande parte da massa alvinegra, apesar de também sofrer críticas por levar bastante cartão por reclamação e também por escolhas que não agradam ao torcedor.

Sob seu comando, o Ceará está vivenciando um dos melhores momentos da história. Apesar dos altos e baixos durante o Campeonato Brasileiro, é com ele como técnico que o clube tem a segunda melhor campanha na competição, podendo se tornar primeira. Para isso, basta que o Vovô some dois pontos nessa reta final.

Ao todo, esteve à frente do time 51 vezes nessa temporada, somando 22 vitórias contra 16 derrotas e 13 empates pelas quatro competições disputadas na temporada atual: Nordestão, Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão.

Atualmente com 55 anos, Guto começou a carreira como auxiliar técnico do Internacional em 2001, sendo promovido a treinador no ano seguinte. Ele também comandou o Noroeste, Corinthians-AL, 15 de Novembro, Mogi Mirim, Criciúma, ABC-RN, Portuguesa-SP, Figueirense, Ponte Preta, Chapecoense, Bahia e Sport. Em Portugal, treinou o FC Penafiel e o Naval. Em 2006, foi coordenador técnico do Sub-20 do Inter, onde também foi auxiliar em 2008 e 2009 e observador em 2010 – todos na equipe principal.

No Vovô, é o treinador que tem a segunda maior sequência no clube em competições no novo formato. Sérgio Soares é o primeiro com 88 jogos entre 2013 e 2014. Foram 45 vitórias, 24 empates e 19 derrotas. No entanto, antes deles, está Aurélio Bentes Teixeira, apelidado por Vitório, que esteve à frente do Alvinegro por uma década, entre os anos 30 e 40, época em que os campeonatos eram disputados nos módulos antigos.

Veja abaixo os dados de Guto Ferreira no Ceará.

Dias: 339 dias
Jogos: 51
Vitórias: 22
Derrotas: 16
Empates: 13
Gols sofridos: 56
Gols feitos: 65
Conquista: título invicto da Copa do Nordeste

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo