Fluminense

Há disputa na lateral esquerda do Fluminense?

Marcelo treina com bola no CT Carlos Castilhos e deve estar disponível no Fluminense para o clássico contra o Vasco no dia 16

FOTO: MARCELO GONÇALVES

Marcelo treina com bola em reapresentação do Fluminense e deve estar disponível para o clássico contra o Vasco no dia 16

Após sentir um desconforto que resultou em lesão na parte anterior da coxa na partida contra o América-MG no dia 19 de agosto, o camisa 12 voltou aos treinos no CT Carlos Castilho e apresenta recuperação quase que completa. Sendo assim, é muito provável que Marcelo seja relacionado contra o Vasco. Lado a isso, surge o questionamento: existe disputa com Diogo Barbosa por posição no setor?

Grande fantasma do elenco do Fluminense, a lateral esquerda do clube sofreu por maus bocados durante um tempo. É possível destacar que o tricolor não conta com um jogador de origem da posição que tenha a confiança unânime da torcida desde a saída de Caio Henrique, em 2019, quando o treinador também era Fernando Diniz, responsável por transformá-lo dentro de campo.

+ Marcão tem a confiança de diretoria e Diniz

Porém, o cenário muda completamente ao decorrer de 2023. O início da temporada dava indícios de que o problema continuaria, quando Jorge, contratado em janeiro, se lesiona gravemente e perde condições de atuar. A grande questão é que um dos maiores nomes da posição na história acerta seu retorno ao clube em Março, e claro, vira o dono inquestionável da lateral esquerda do Fluminense.

Apesar da qualidade técnica muito acima da média, Marcelo conviveu e continua lidando com quadros de lesões que o tiram de partidas inclusive importantes. Por esse motivo, a comissão técnica optou por buscar um lateral que pudesse suprir a ausência do craque com segurança, e contratou Diogo Barbosa, muito criticado já em sua chegada ao Fluminense por passagem conturbada pelo Grêmio.

Debaixo de grande desconfiança da torcida, Diogo estreou contra o Coritiba, fora de casa, e foi um dos melhores jogadores do Fluminense na derrota por 2×0. As atuações do lateral desde seu primeiro jogo são suficientes para satisfazerem a pedida tanto da comissão, quanto dos torcedores, que sempre foi por um jogador de origem da posição que pudesse contribuir enquanto Marcelo estivesse fora.

Torcedores debatem escolha na lateral em postagem no Twitter

Agora, com a volta de Marcelo aos gramados após lesão, o assunto divide grande parte da torcida; vários tricolores preferem a manutenção de Diogo Barbosa no time, já outros, não entendem como isso chega sequer a ser cogitado, se tratando de Marcelo na briga. Porém, a disputa não passa por “quem é melhor” ou pela titularidade absoluta no Fluminense.

Ambos os laterais possuem características distintas e entregam estilos diferentes quando entram em campo. Marcelo, um pouco mais cadenciado, é o toque de mágica do elenco do Fluminense ao lado de PH Ganso, e por isso é importante contra defesas fechadas e esquemas mais compactos, porque a qualquer momento fará algo diferente para contornar situações difíceis.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Já Diogo Barbosa, é o estilo lateral “raíz”. Vai a linha de fundo, procura tabelas que o deixem em cenários favoráveis para buscar o cruzamento na área e possui um vigor físico mais vantajoso. Ou seja, não há disputa, e sim soluções. Para cada tipo de adversário e estilo de jogo, Fernando Diniz tem em suas mãos dois jogadores capazes de responderem à altura do que é pedido para cada tipo de estratégia.

Contra o Vasco, não é possível cravar, mas se Marcelo estiver 100% fisicamente, a tendência é de que comece a partida como titular. Em jogos mais decisivos e em que o Fluminense tenha o poder da posse de bola, o camisa 12 deve ser o escolhido para figurar entre os XI iniciais. Essa é a grande notícia: ter no elenco opções diferentes para fases distintas das partidas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo