Corinthians

Há oito anos, Romarinho salvava o Corinthians e empatava na La Bombonera na final da Libertadores

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Há oito anos, no dia 27 de junho de 2012 e, pela primeira vez na história, o Corinthians disputava a final da Copa Libertadores da América. No estádio de La Bombonera, em Buenos Aires, o Timão enfrentava o Boca Juniors. No fim do jogo, o Corinthians conseguiu um empate por 1 a 1, com gol de Romarinho, mantendo a decisão em aberto para o segundo jogo, que seria disputado no Pacaembu, uma semana depois.

O time comandado por Tite foi a campo em Buenos Aires com Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Sheik. Durante o segundo tempo, o Corinthians ainda teve três alterações. Saíram Jorge Henrique, Danilo e Alex para a entrada de Liedson, Romarinho e Wallace.  

O jogo  

A etapa inicial não teve muitas chances claras, e as emoções que costumam cercar uma decisão ficaram guardadas para o segundo tempo. Foram 45 minutos de pressão do Boca Juniors.  

A equipe argentina conseguiu se impor dentro de campo, e o estádio conhecido pela pressão que impõe aos rivais tremia com a torcida local. Teve chute de Riquelme para fora, assim como tentativa de Mouche na área, defendida por Cássio. O Timão só conseguiu responder aos 20 minutos, sem causar muito perigo, em cabeçada de Danilo. A pressão se transformou em gol do Boca Juniors, aos 25 minutos.  

Após escanteio cobrado na área, a bola sobrou para Santiago Silva cabecear para fazer o gol, que só não aconteceu porque Chicão meteu a mão na bola. O pênalti não foi marcado porque houve um novo rebote para o time argentino, concluído por Roncaglia.

Romarinho, então, entrou no lugar de Danilo aos 39 minutos. O atacante tinha acabado de chegar ao Corinthians e nunca havia atuado em uma partida de Libertadores. Aos 41, o lance decisivo alvinegro começou com Paulinho, que roubou a bola de Riquelme e tocou para Emerson.  

O camisa 11 girou e quase se desequilibrou, mas se recuperou a tempo de passar em profundidade para Romarinho, que conseguiu furar a defesa do Boca e entrou livre na área. Frente a frente com o goleiro, Romarinho deu seu primeiro toque na Libertadores e encobriu o goleiro, empatando o jogo nos minutos finais.

No fim do jogo, o Boca Juniors quase deu um segundo golpe, aos 45 minutos, com Viatri, que cabeceou no travessão de Cássio, após cruzamento na área. No rebote, Cvitanichi não teve tempo de reação. A bola bateu em cima dele e foi para fora.

Confira o gol em fotos:

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo