Futebol Internacional

Haaland iguala recorde de gols em uma edição da Premier League

Foto: ADRIAN DENNIS/AFP via Getty Images

O atacante Erling Haaland colocou o seu nome definitivamente na história da Premier League neste domingo (30), durante a vitória do Manchester City sobre o Fulham, pela 34ª rodada. Autor de um dos gols da equipe, Haaland chegou agora a 34 na atual edição da Premier League e igualou um recorde histórico que pertencia aos ex-atacantes Andy Cole e Alan Shearer. Tendo ainda mais alguns jogos a disputar na temporada, Haaland agora busca quebrar o recorde de gols.

Tanto Cole quanto Shearer atingiram a marca em um outro período da Premier League, quando a competição era disputada por 22 clubes. Desta maneira, cada equipe realizava 42 jogos na elite do futebol inglês. Agora, com apenas 20 clubes na Premier League, a competição tem 38 jogos, quatro a menos do que naquele período. Mesmo assim, Haaland conseguiu igualar os ex-jogadores.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A hegemonia de Cole e Shearer já durava 28 anos e nenhum dos grandes atacantes que disputaram a Premier League neste período conseguiram igualar. O egípcio Mohamed Salah, defendendo o Liverpool, foi o jogador que havia chegado mais próximo do recorde. Na temporada 2017/18, o jogador marcou 32 gols, número que também foi superado por Haaland.

O primeiro jogador a chegar aos 34 gols em uma só edição da Premier League foi Andy Cole, que atingiu a marca durante a temporada 1993/94, quando defendia o Newcastle. No ano seguinte, Alan Shearer, que na ocasião era jogador do Blackburn Rovers, também conseguiu 34 gols na elite do futebol inglês.

Haaland ainda tem pelo menos mais seis jogos na Premier League da atual temporada para buscar um gol e, desta forma, superar Andy Cole e Alan Shearer. Em toda a temporada, os números do atacante norueguês impressionam ainda mais. Em seu primeiro ano no futebol inglês, são 50 gols marcados em 44 partidas, além de ter contribuído com oito assistências.

Com a vitória sobre o Fulham, o Manchester City chegou aos 76 pontos e assumiu a liderança da Premier League, tendo agora um ponto a mais do que o Arsenal (75), que está na segunda colocação. Neste momento, a equipe comandada por Pep Guardiola tem ainda um jogo a menos do que o adversário direto em busca de mais um título na elite do futebol inglês.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo