Automobilismo

Hamilton e Leclerc são desclassificados do GP dos Estados Unidos; Sainz entra no pódio

Foto: Divulgação/Ferrari

Algumas horas depois da vitória de Max Verstappen em Austin, a FIA veio a público anunciar a desclassificação de Lewis Hamilton, que havia terminado em segundo, e Charles Leclerc, que ficou em sexto. O órgão informou que a punição ocorreu após infrações serem encontradas em uma inspeção, com as desclassificações Norris assumiu a segunda posição e Sainz sobe para terceiro.

+ Sem freios, Verstappen vence mais uma em corrida marcada por erros

Hamilton e Leclerc infringiram o artigo 3.5.9.e do regulamento técnico da F1. O texto faz referência à espessura da prancha de madeira no assoalho, que deve ser de pelo menos 10 mm, com tolerância a partir de 9 mm. A questão foi encaminhada aos comissários pelo delegado técnico da F1, Jo Bauer.

As notas emitidas pelos comissários atestam que Mercedes e Ferrari reconheceram que a medição feita pela equipe técnica da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) estava correta. As equipes alegaram que o alto desgaste na prancha provavelmente foi fruto da “combinação única da pista acidentada e do cronograma da corrida sprint”, que reduziu o tempo de checagem nos carros antes da corrida.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A desclassificação de Hamilton influencia ainda a briga pelo vice-campeonato da F1 2023. A desvantagem para Sergio Pérez, que era de 19 pontos após a prova, passa a ser de 39 pontos: 240 de Checo contra 201 de Lewis. Fato curioso é que, com o resultado atualizado, Logan Sargeant (Williams) sobe da 12ª para a décima colocação, garantindo, em casa, o primeiro ponto da carreira na F1.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo