Automobilismo

Hamilton lamenta pit stop após ser quinto: ‘Devia ter confiado no instinto’

Hamilton foi contrário à parada decisiva na volta 50 na Turquia.

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Foto; Divulgação / Mercedes AMG F1
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Lewis Hamilton foi para a corrida da Turquia, neste domingo, 10, com uma tentativa de recuperação. A punição de dez posições causada por troca de componente fez com que o heptacampeão largasse em 11º, com seu rival Max Verstappen em segundo.

Divulgação / F1

O começo de Hamilton foi muito bom. Com a pista molhada e todos em pneus intermediários, o piloto da Mercedes escalou o pelotão e estava em quinto em 11 voltas. O traçado demorava a secar mesmo sem chuva, e nas voltas 35 a 37 muitos começaram a trocar para novos pneus de composto intermediário. Max parou na 36, Bottas e Perez na 37, enquanto Hamilton permanecia na pista.

Com a incerteza se a pista secaria até o fim da etapa, o líder ‘provisório’ Charles Leclerc começou a estudar a estratégia de terminar sem parar nos boxes com a Ferrari. O traçado estava ligeiramente mais seco e os pneus intermediários muito gastos praticamente viravam pneus ‘slick’, ou lisos, de pista seca. Ao mesmo tempo, Hamilton também começou a perguntar para a equipe se teria a possibilidade, já que estava há cerca de quatro segundo de Verstappen, que tinha feito sua parada.

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Disputa entre Hamilton e Perez foi decisiva para manter Verstappen à frente do rival (Divulgação / F1)

No entanto, na volta 47, Bottas ultrapassou Leclerc com facilidade pela liderança e a Ferrari parou o monegasco. Poucas voltas depois, a Mercedes insistiu em também fazer o pit stop para Lewis Hamilton, com Perez se aproximando rapidamente do britânico.

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Mesmo ‘contrariado’, Hamilton foi aos boxes, saiu em quinto e permaneceu na posição até a bandeirada. Rapidamente após sair do pit, Hamilton reclamou da degradação do novo set de pneus intermediários e chegou a perder rendimento na pista, mesmo com a troca.

Após o fim da corrida, Hamilton lamentou a decisão e repetiu que não concordava com a parada na volta 50:

— Eu acabei de sair do carro e não tenho todas as informações, mas eu sinto que deveria ter ficado na pista. Meu instinto me falava pra ficar na pista e sinto que era o que deveria ter feito. Fico frustrado comigo mesmo de não ter seguido meu instinto mas trabalho como um time. Fiz o melhor que pude com o que tinha disponível hoje. Foi um bom, um ótimo trabalho dele [Valtteri Bottas]. Hoje, perdemos alguns pontos, mas isso é a vida.

Divulgação / Mercedes AMG F1

Apesar do heptacampeão da Fórmula 1 ter o sentimento que poderia finalizar a prova com o mesmo set de pneus que começou, o diretor executivo da Mercedes, Toto Wolff, teve uma outra visão, considerando que não terminar a corrida seria um dano maior no campeonato:

— Os intermediários pareciam muito assustadores, mas pensamos que talvez conseguiríamos ficar na pista e terminar em terceiro sem parar. Mas então, vimos o ritmo do Leclerc caindo muito e Lewis também começou a cair, e ficou claro que não chegaríamos até o final. [Sobre parar antes] Seria um resultado melhor do que acabamos tendo.

Divulgação / Mercedes AMG F1

Além de Toto Wolff, o chefe da Pirelli na Fórmula 1, Mario Isola, também destacou que, provavelmente, esses pneus de Hamilton não aguentariam até o fim da corrida:

— Olhando os pneus após o fim da corrida eu diria que não [acabaria], ou no mínimo, estariam no limite. O desgaste desses pneus, especialmente no fim da corrida, eles estavam correndo basicamente na carcaça da roda. Então é um pouco perigoso extrapolar os limites desta maneira como hoje, mas eu entendo totalmente que numa situação de corrida eles têm que maximizar os resultados.

Hamilton foi aos boxes apenas na volta 50, à oito do fim (Divulgação / F1)

Mesmo assim, Esteban Ocon, piloto francês da Alpine, conseguiu o feito, mas numa situação bastante diferente de Lewis Hamilton, acabando apenas em décimo no grid. A comparação também é complicada pois o britânico usou o carro ao limite nas primeiras voltas, conectando volta mais rápida atrás de volta mais rápida para se recuperar no pelotão, e consequentemente, consumindo mais os pneus.

Esteban Ocon terminou com o mesmo set de pneus da largada

De qualquer forma, Max Verstappen voltou a liderar o Campeonato de Pilotos da Fórmula 1, essa que é a quarta mudança de liderança nas últimas seis corridas. Com seis pontos atrás do holandês, Lewis Hamilton terá que se recuperar na corrida dos Estados Unidos. O fim de semana em Austin, uma pista que na teoria favorece o carro da Mercedes, começa no dia 22 de outubro, sexta-feira, às 13h30. A classificação está programa para o dia 23, sábado, às 18h, enquanto a corrida é no domingo, 24, às 16h.

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