Na tarde do sábado, 13, os Comissários do GP do Brasil concordaram em desclassificar Lewis Hamilton da sessão de classificação para a Corrida Sprint. Consequentemente, o piloto britânico largará da última colocação.
Com a argumentação de que isso foi um erro único e não mal intencionado por parte da Mercedes, e que, se soubessem dessa infração, corrigiriam durante a sessão, a FIA permitiu os reajustes na asa traseira.
Sobre a participação de Max Verstappen, os Comissários avaliaram que o piloto holandês tocar nos carros logo após a finalização da classificação não deveria ter tido consequência nas avaliações. Mas, ao mesmo tempo, trata-se de uma infração do parque fechado, e assim, optaram por uma multa de €50 mil.
Assim, Hamilton larga em último para a corrida que definirá o grid de largada da corrida principal no domingo, 14. Além da classificação para a corrida do domingo, a corrida sprint também dá pontuações para os três primeiros pilotos ao final, com três pontos para o primeiro colocado, dois para o segundo, e um para o terceiro. Atualmente, Verstappen lidera o Campeonato de Pilotos com 19 pontos de vantagem para Lewis Hamilton.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou nessa sexta-feira, 12, a possibilidade de punição para Lewis Hamilton pela infração de um dos artigos do regulamento técnico da competição. O comunicado foi feito por Jo Bauer, Delegado Técnico da FIA, e se confirmada, a punição significaria desclassificação da última sessão, ou seja, a classificação para a corrida sprint.
Outro fator que pode resultar em mais problemas para o britânico e para a Mercedes na luta pelo título é o parc fermé. Se a falha técnica necessitar de uma mudança, os engenheiros terão que alterá-la antes das garagens estarem abertas para manutenções, ou seja, Hamilton também seria obrigado a largar do pit-lane na corrida sprint.
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O artigo que o carro 44 do grid teria infringido, de acordo com o comunicado de Bauer, foi o 3.6.3, referente aos ‘perfis da asa traseira’. Mais especificamente, Jo Bauer afirma que, no carro de Hamilton, a ‘necessidade de uma distância máxima de 85mm […] não foi preenchida’:
— As posições do elemento ajustável da parte mais alta da asa traseira foram checadas no carro número 44 para conformidade com o artigo 3.6.3 do Regulamento Técnico da Fórmula 1 2021. O requisito de distância mínima foi preenchido [10mm]. Mas o requisito de distância máxima de 85mm, quando o sistema DRS está ativo e testado de acordo com o TD/011-19, não foi preenchido. Estou referenciando este assunto para os comissários para devidas considerações.
Cerca de 20 minutos depois da publicação do documento, os comissários da prova convocaram um representante da equipe Mercedes para relatar esse problema.
Além das possíveis punições por infração técnica e infração do parque fechado, que resultariam em largar do último lugar e largar do pit-lane, respectivamente, Hamilton sofrerá uma punição de cinco posições no grid de largada na corrida de domingo. Isso significa que o britânico terá mais dificuldades para um bom resultado na corrida sprint (que define a ordem do grid de domingo), e ainda terá mais cinco posições perdidas para a corrida principal.
A FIA anunciou no fim desta sexta-feira a convocação de Max Verstappen para a manhã do sábado, 13. De acordo com o documento publicado pelos Comissários da pista, o holandês teria infringido o artigo 2.5.1 do Código Esportivo Internacional da FIA, referente ao parque fechado.