Automobilismo

Hamilton supera Red Bulls e é o mais rápido no TL1 em Interlagos

Lewis Hamilton foi o mais rápido na primeira sessão de Interlagos; Verstappen é segundo.

Foto: Divulgação / Mercedes AMG F1

Lewis Hamilton superou as expectativas no primeiro Treino Livre em Interlagos, nessa sexta-feira, 12. O britânico bateu os rivais da Red Bull e marcou o tempo mais rápido: 1m09s050, com vantagem de 0s367 sobre Max Verstappen, o favorito para o fim de semana. A sessão única antes da classificação forçou as equipes a trabalharem alguns cenários em pouco tempo, e até a chuva atingiu uma parte do treino.

Início forte da Red Bull

(Divulgação / Red Bull Racing)
Red Bulls dominaram a primeira parte do Treino Livre 1 em São Paulo (Divulgação / Red Bull Racing)

Do começo aos minutos finais, a equipe austríaca foi dominante no GP de São Paulo. Max Verstappen liderou boa parte da sessão, sendo seguido de perto por Sergio Perez, com ambos os pilotos tendo um intervalo de quase meio segundo sobre as outras equipes e com todos os setores favorecendo os touros.

A dupla também foi uma das que menos utilizou o tempo de pista: Max deu 22 voltas, o menor número do grid, enquanto Perez deu 28. A quantidade de voltas dos dois pilotos somadas só não foi menor que a da dupla da Williams, que marcou apenas 47 voltas com Latifi e George Russell.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Ainda assim, esse começo com poucas voltas da Red Bull já foi o suficiente para mostrar o desempenho da equipe para o fim de semana. Algo que deve preocupar a Mercedes, não só pela disputa no Campeonato de Pilotos, com Lewis precisando tirar uma vantagem de 19 pontos para Max, mas também pelo Campeonato de Construtores. Com Sergio Perez conseguindo atuar ao lado de Verstappen, a vantagem da equipe alemã de apenas um ponto pode desaparecer após o evento no Brasil.

Chuva e recuperação da Mercedes

(Divulgação / Mercedes AMG F1)
Hamilton chegou no Brasil com um capacete especial, referenciando seu ídolo, Ayrton Senna (Divulgação / Mercedes AMG F1)

Não seria Interlagos sem um pouco de chuva. Praticamente no meio da sessão, alguns pilotos começaram a relatar uma garoa, principalmente no primeiro setor da pista. O clima instável do fim de semana foi, e ainda será, um tópico presente na corrida do Brasil, pois espera-se chuva para a classificação desta sexta-feira e muitas nuvens para sábado e domingo.

No entanto, com pouca água caindo ao fim da sessão, a chuva não chegou a fazer diferença no desempenho dos pilotos. Ao mesmo tempo, as Mercedes começaram a mostrar suas respostas na pista. Bottas e Hamilton tinham força nos setores 1 e 3 do circuito, onde as retas dominam, enquanto a Red Bull ainda predominava no setor 2, com mais curvas e variações.

Nesse ritmo de recuperação, Hamilton conseguiu encaixar uma volta sem erros e marcando o melhor tempo em todos os setores: 1m09s050. Bottas, assim como seu companheiro, melhorou sua volta, o suficiente para ficar em quarto lugar no geral, a apenas 0s150 de Max Verstappen, o segundo na sessão.

(Divulgação / Formula 1)
Hamilton explorou os limites de Interlagos para fazer a volta mais rápida do dia (Divulgação / Formula 1)

Enquanto Mercedes e Red Bull lutavam pelos tempos mais rápidos, Pierre Gasly, da AlphaTauri, conseguiu o quinto melhor tempo, superando as Ferraris, com Sainz sexto e Leclerc sétimo. A rival, McLaren, teve uma sessão sem muito desempenho, com Norris 15º e Ricciardo 19º.

A primeira sessão do Treino Livre antecede a classificação desta sexta para a corrida sprint, com começo às 16h. A sprint é no sábado, a partir das 16h30, e define o grid para a corrida do domingo, com largada às 14h.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo