O GP da Emília-Romagna neste domingo (01), foi cercado de emoções, mas teve um final já conhecido por todos: vitória de Lewis Hamilton. Com o hexacampeão atingindo o lugar mais alto do pódio e trazendo Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, no segundo lugar, a Mercedes acabou conquistando o Mundial de construtores pela sétima vez consecutiva. Daniel Ricciardo ficou com a terceira colocação após Verstappen estourar o pneu.
Na largada, Bottas manteve a ponta do grid, enquanto Hamilton perdeu posição para Verstappen e, na sequência, chegou a ser ameaçado por Ricciardo. Na parte de trás do grid, Magnussen rodou e um incidente com Ocon obrigou Stroll a parar nos boxes para trocar a asa dianteira.
Bottas seguia bem na liderança da corrida e chegou a abrir mais de um segundo de distância para Verstappen, que vinha em segundo. Hamilton tentava se recuperar da largada ruim, mas encontrava muita dificuldade para superar o holandês que vinha a sua frente. Gasly, que vinha na quinta colocação, teve um problema grave no carro e foi obrigado a abandonar a corrida; Leclerc assumiu a posição.
Voando na pista, Bottas já conseguia colocar dois segundos de vantagem para Verstappen, enquanto Hamilton não se aproximava dos líderes. Pelo rádio, o inglês informou um problema no pneu dianteiro direito.
Um pouco antes da volta 15, os pilotos começaram a parar e apostaram em pneus duros. Essa estratégia foi usada por Ricciardo, Albon e Kvyat. Enquanto isso, o top 3 formado por Bottas, Verstappen e Hamilton abrir grande vantagem para o resto do grid, com Hamilton (em terceiro), atingindo 26 segundos de vantagem para Sainz, que vinha na quarta posição.
Verstappen foi o primeiro dos três a parar, Bottas veio logo na sequência. Com a pista livre, Hamilton pediu para a equipe não pará-lo e começou a acumular as voltas mais rápidas da corrida para abrir vantagem na liderança. A intenção do inglês era, quando parar, tentar voltar na frente ou não com tanta desvantagem para o líder.
Quando Bottas e Verstappen voltaram a disputar posição, a Mercedes informou um problema no assoalho do finlandês, fato que o fazia perder tempo. A situação colocava Verstappen cada vez mais perto de ultrapassá-lo. Na liderança, Hamilton tentava abrir vantagem, mas os pneus já davam sinais de desgaste.
A Mercedes questionou se o hexacampeão aguentaria mais dez voltas para tentar abrir a vantagem necessária para voltar na liderança mesmo após a parada nos boxes. Hamilton disse que era possível.
Perto de sua parada, Hamilton teve a chamada sorte de campeão. A Renault de Ocon teve problemas e o obrigou a abandonar a corrida na área de escape de uma das curvas. Para evitar algum acidente, a direção de prova acionou a bandeira amarela. Com o Safety Car virtual em ação, Hamilton foi para os boxes, colocou pneu duro e ainda voltou na liderança.
Com a corrida valendo novamente, a vantagem de Hamilton para Bottas, que vinha em segundo, chegava a quatro segundo de vantagem. O problema no assoalho do finlandês passou a ser significativo e cada vez mais ele perdia tempo na pista. Hamilton abriu nove segundo na frente e Verstappen encostou em Bottas.
Pressionado, o finlandês acabou errando uma curva, foi para a área de escape, perdeu tempo e acabou ultrapassado por Verstappen, que assumiu a segunda colocação da prova. Menos de duas voltas após fazer a ultrapassagem, Verstappen já abria quatro segundos de vantagem para Bottas, que claramente estava com problemas.
Pouco depois da volta 50, o pneu traseiro direito de Verstappen estourou e o holandês foi parar fora da pista. O fato obrigou a entrada do safety car e a maioria dos carros do grid foram para os boxes mudar os pneus. Mesmo com o carro de segurança na pista e um ritmo mais lento, Russell acabou rodando sozinho e foi mais um a abandonar a corrida. Desolado, o piloto sentou na área interna do grid e, sozinho, lamentava seu erro.
Stroll foi mais um a ir para os boxes durante o safety car e acabou errando a freada, atingindo assim um mecânico da equipe. O profissional foi avaliado pelos médicos e nada mais grave foi constatado. Com oito voltas para o final, o Safety Car seguia na pista trazendo Hamilton, Bottas e Ricciardo como os três primeiros.
Faltando cinco voltas para o final, o Safety Car deixou a pista, mas ainda deu tempo de Albon rodar sozinho e parar na última colocação do grid. Hamilton se manteve na frente diante da impossibilidade de Bottas ameaçá-lo na ponta e Ricciardo completou o pódio do GP da Emília-Romagna. Kvyat e Leclerc completaram o top 5. Além dos 25 pontos pela vitória, Hamilton ainda ganhou o ponto extra pela volta mais rápida da corrida.
Com o primeiro lugar de Hamilton e o segundo de Bottas, a Mercedes conquistou o título de construtores pela sétima vez consecutiva.
A próxima etapa da temporada será no dia 15 de novembro, no GP da Turquia, em Istambul. A corrida está marcada para as o7h10 (de Brasília).