São Paulo

Hernanes se despede oficialmente do São Paulo

Foto: Reprodução/São Paulo FC

O meia Hernanes, um dos maiores ídolos recentes do São Paulo, se despediu oficialmente do tricolor paulista neste sábado (17), por meio de um vídeo postado nas redes sociais do próprio clube.

Confira o vídeo de despedida do Profeta

No vídeo, com mais de 6′ de duração, Hernanes fala diretamente com o torcedor, ao escrever uma carta: “Querido torcedor são-paulino… chegou o momento. E esse é um dos momentos mais difíceis da minha carreira… a hora de dizer adeus a vocês”.

Hernanes estava em sua quarta passagem na equipe do Morumbi, se considerarmos a volta do empréstimo ao Santo André como a segunda. Formado nas categorias de base do clube, antes mesmo da inauguração do CFA de Cotia, Hernanes foi símbolo da formação de jogadores nos títulos do Brasileirão.

Além de grande jogador, seu carisma e frases proféticas conquistaram torcedores pelo mundo e tornaram Hernanes querido na Lazio, na Inter, na Juve, no Hebei Fortune, da China, mas especialmente no São Paulo.

As passagens no tricolor foram de vitórias, desde quando provou sua importância, ao voltar de empréstimo e superar as expectativas em um torneio amistoso, que impediu a troca definitiva do Profeta por Ramalho, na época no Santo André, ao ano de 2017, onde emprestado ao próprio São Paulo, foi a peça mais importante na luta contra o rebaixamento naquela temporada.

+ Conheça Marquinhos, a joia da base promovida por Crespo

Nesta última passagem, porém, Hernanes não conseguiu encontrar a sua melhor forma pelo tricolor: foram 86 jogos desde 2019, poucos deles como titular, somando apenas 3555 minutos em campo, o que, no total, equivale ao tempo de 39 jogos completos. O Profeta ainda marcou oito gols na sua última passagem.

Contratado em definitivo no início de 2019, o Profeta chegou com enorme empolgação da torcida, afinal, é um dos maiores ídolos do clube e também tem um dos maiores salários do elenco.

Com a rescisão antecipada do contrato, que tinha validade até o final de 2021, o São Paulo garantiu um prazo maior para o pagamento total dos compromissos com o atleta, inclusive dividas remanescentes da gestão anterior, porém o acordo também prevê o pagamento imediato de uma das parcelas devidas.

Confira a carta de despedida na íntegra

“Querido torcedor são-paulino, chegou o momento. E esse é um dos momentos mais difíceis da minha carreira, a hora de dizer adeus a vocês.

É difícil contar as emoções nessa hora, escolher as palavras certas para expressar a gratidão do meu coração pelo tanto de carinho, amor e respeito que vocês tiveram por mim. Por isso, resolvi escrever uma carta, pois uma carta é mais romântica, poética e como diz o provérbio em latim: ‘Verba volant, scripta manent’, ou seja: ‘As palavras faladas voam para longe, mas o que está escrito, permanece’.

E permanecerão na minha memória as melhores lembranças, as glórias, as vitórias que vivi em nosso estádio, que por tanto tempo foi minha casa, e que agora está vazio. É ruim, dói me despedir assim, longe de vocês, sem vocês por perto. Mas permanecerão para sempre em minha memória os gritos de vocês com as jogadas que fiz.

Nunca esquecerei da emoção que senti em meu primeiro drible que levantou a torcida. Ouvir o grito, no fundo, após uma bela jogada, um drible, um gol, é algo que ficará marcado nas minhas melhores lembranças. Vocês me deram muita emoção, mas sei também que foi porque pude emocionar vocês. Era para isso que eu trabalhava, treinava, para isso que queria ser o melhor: para levar emoção para a vida de vocês.

E vocês se emocionaram, e retribuíram nas arquibancadas, nas ruas. Vocês transformaram a cidade de São Paulo e cada canto do nosso Brasil, que visitei vestindo essa camisa, em lugares especiais, agradáveis de se estar. Transformaram as ruas no jardim, pois onde eu encontrei, e encontro, um torcedor são-paulino, recebia palavras com um perfume diferente, palavras que me emocionavam. Vocês embelezaram a minha vida, fizeram ela mais perfumada, mais alegre e por isso serei eternamente grato a vocês.

Quero deixar aqui também meu muito obrigado ao São Paulo Futebol Clube pela maneira única que acolheu desde minha chegada, aos 16 anos, ao clube e a cidade de São Paulo. Cheguei com 16 anos e realizei o sonho de se tornar profissional vestindo essa camisa, uma das camisas mais importantes do futebol do Brasil e do mundo.

Aos 19 anos, tive o privilégio de vesti-la como profissional e foram quatro passagens pelo clube. Em todos os momentos, recebi todo o carinho e suporte dos profissionais que trabalhavam e trabalham até hoje no clube: treinadores, staff técnico, pessoal da cozinha, seguranças, enfim, cada um de vocês, até os que não estão mais presentes entre nós hoje.

Sou muito grato a todos vocês, ao São Paulo Futebol Clube. Vocês transformaram a minha vida, foram importantíssimos na minha carreira. Eu tive 660 jogos até aqui, a metade vestindo essa camisa do São Paulo, vocês abriram as portas do mundo para mim. Então muito obrigado torcedor, muito obrigado São Paulo Futebol Clube, aqui se encerra esse ciclo, pois a vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente.

É necessário finalizar esse ciclo para iniciar outro. Foram muitas profecias, muitos momentos juntos. Eu acredito no amor, e sei que meu amor por vocês é eterno, porque aqui é São Paulo. 

Hernanes, O Profeta”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo