Bahia

Clássico regional: Bahia leva vantagem em confronto direto com o Fortaleza

Foto: Thiago Gadelha / SVM

Bahia e Fortaleza se enfrentam na noite deste sábado (4), em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão Série A, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. As equipes vivem momentos opostos na competição.

O Bahia ocupa a décima sexta colocação na tabela, uma acima da zona do rebaixamento, com apenas 18 pontos, em 18 jogos disputados até então, e passa por uma transição no comando técnico, onde o argentino Diego Dabove fará sua estreia, em casa, após a derrota para o Fluminense, na rodada anterior. O Fortaleza, por sua vez, vive sua melhor fase no século XXI. Sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, pelo Campeonato Brasileiro, o clube, atualmente, está na terceira posição com 33 pontos, em 18 partidas, e ainda disputará uma vaga para a semifinal da Copa do Brasil, frente o São Paulo.

O clássico entre Bahia e Fortaleza é considerado uma das maiores rivalidades do Nordeste do Brasil. Embora o Fortaleza esteja em uma fase de melhor estabilidade e conquistas expressivas recentes, o tricolor baiano é quem leva vantagem no confronto direto. Ao todo, foram 39 jogos entre os clubes de forma oficial, com 15 vitórias para o Bahia, 14 empates e 10 vitórias para o Fortaleza.

Duelos marcantes entre os tricolores

Entre as partidas marcantes entre Bahia e Fortaleza, pode-se destacar a goleada aplicada pelo Leão do Pici em cima do Bahia pelo placar de 5 a 1, pela Série B do Brasileirão de 2009. Porém a maior goleada do duelo foi do Esquadrão de Aço, que atropelou o Fortaleza por 7 a 1, em partida da Copa do Nordeste de 1998.

O confronto mais recente entre os tricolores nordestinos ocorreu em abril deste ano, em jogo válido pela semifinal da Copa do Nordeste, onde, após um empate por 0 a 0, o Bahia venceu nas penalidades por 4 a 2 e avançou à final, posteriormente levando o título da competição. Desta vez, o embate de tricolores terá como protagonistas dois técnicos argentinos, que irão presenciar o gosto de uma rivalidade de peso.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo