Conmebol Libertadores

HISTÓRICO: Fluminense vence Boca Juniors no Maranacã e é campeão da Libertadores

Fluminense (Photo by SILVIO AVILA/AFP via Getty Images)

Na prorrogação, John Kennedy marcou um golaço, que deu a vitória e título inédito para o Fluminense Football Club

(Photo by SILVIO AVILA/AFP via Getty Images)

Habemus campeão inédito! O Fluminense derrotou o Boca Juniors na grande final da Copa Libertadores de 2023 na noite deste sábado (4) no Maracanã, num jogão de bola e cheio de emoção. No tempo normal, tudo igual em 1×1, com gol de Cano para o Tricolor Carioca e Advíncula para os argentinos. Na prorrogação, John Kennedy marcou um golaço, que deu a vitória e título inédito para o Fluminense Football Club.

O gol do título de John Kennedy (Photo by CARL DE SOUZA/AFP via Getty Images)

+ LEIA MAIS SOBRE A FINAL E OUTROS ASSUNTOS

O JOGO

O primeiro tempo começou movimentado, com o Fluminense rondando a área de Romero e levando perigo, além de ter tido 82% de posse de bola. Após os 10 minutos iniciais, o Tricolor esfriou o jogo, perdendo o ritmo, assim, o Boca Juniors chegou duas vezes perto de Fábio, após erros individuais do time carioca, mas não conseguiram marcar. Aos 35 minutos, quem marcou foi os donos da casa. Após tabelinha de Keno e Arias, Germán Cano apareceu correndo pra dentro da área e chutou uma bomba, fuzilando o gol de Romero, 1×0 Fluminense, que administrou o resultado até o fim da etapa inicial.

O segundo tempo começou movimentado também, com ataque lá e cá. Fábio, mesmo mal posicionado, conseguiu defender o chute de Medina. A resposta do Fluminense foi no cruzamento de Keno, buscando Cano, mas Romero caiu antes e fez a defesa. Aos 7 minutos, Felipe Melo sentiu a coxa esquerda e foi substituido por Marlon. O Boca começou a construir possíveis jogadas de perigo. Numa pressão na entrada da área, Advíncula aproveitou e finalizou pro fundo do gol de Fábio, que dessa vez não conseguiu defender, 1×1. No último minuto dos acréscimos, Lima cruzou perfeito para Diogo Barbosa, mas bateu mal e foi pra fora, assim, empate no tempo normal no Maracanã e prorrogação.

PRORROGAÇÃO

O Fluminense começou a prorrogação já assustando Romero. Keno chutou, mas o goleiro fez a defesa. Aos 9 minutos, John Kennedy, que entrou no segundo tempo, fez um golaço, fazendo 2×1 para o Fluminense. Na comemoração, foi para a torcida e como é proibido, levou cartão vermelho e foi expulso. Nos acréscimos da primeira etapa da prorrogação, confusão e cartão vermelho para Fabra, do Boca, e amarelo para Nino.

Na segunda etapa da prorrogação, Boca tava na pressão, fazendo Fábio trabalhar em chutes de Advíncula e Taborda. O Fluminense teve a melhor chance aos 8 minutos de ampliar. Arias tocou para Guga, que acerta a trave e vai pra fora. Flu administra até o fim e vence a final, 2×1 Fluminense, campeão da Libertadores de 2023 no Maracanã.

CAMPANHA VENCEDORA

A campanha vencedora do Fluminense começou com a liderança do grupo D na fase de grupos da Libertadores. O clube fez 10 pontos em seis jogos disputados, sendo três vitórias (contra Sporting Cristal, The Strongest e a goleada em cima do River Plate por 5×1), um empate (contra o Sporting Cristal) e duas derrotas (para River Plate e The Strongest).

No mata-mata, pelas oitavas de final, ficou no 1×1 com o Argentinos Juniors na ida, e na volta conseguiu a classificação ao vencer o clube por 2×0 no Maracanã. Nas quartas, venceu os dois jogos contra o Olimpia, 2×0 e 3×1, respectivamente. Na semifinal, 2×2 na ida diante o Internacional e no Beira-Rio, 2×1 Fluminense num jogão, que deu a classificação na finalíssima para o carioca.

Fase de grupos

  • Sporting Cristal 1 x 3 Fluminense
  • Fluminense 1 x 0 The Strongest
  • Fluminense 5 x 1 River Plate
  • The Strongest 1 x 0 Fluminense
  • River Plate 2 x 0 Fluminense
  • Fluminense 1 x 1 Sporting Cristal

Mata-Mata

  • Argentinos Juniors 1 x 1 Fluminense
  • Fluminense 2 x 0 Argentinos Juniors
  • Fluminense 2 x 0 Olimpia
  • Olimpia 1 x 3 Fluminense 
  • Fluminense 2 x 2 Internacional 
  • Internacional 1 x 2 Fluminense 

+ Pra ficar por dentro de tudo que acontece na Copa Libertadores e com Fluminense e Boca Jrssiga o Esporte News Mundo no FacebookTwitterYouTubeInstagramThreadsKoo e TikTok.

O GOL DO TÍTULO TRICOLOR

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Agora, após a final da Libertadores, o Fluminense se volta totalmente para a etapa final do Campeonato Brasileiro. Vai enfrentar o Internacional no Beira-Rio, abrindo a 33ª rodada da competição. A bola rola na quarta-feira (8), às 19h (de Brasília). No momento o Tricolor é o oitavo colocado e tem 45 pontos conquistados.

MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo