Um homem invadiu o campo na partida entre Portugual e Uruguai na tarde desta segunda-feira (28), no estádio Lusail, pela segunda rodada do Grupo H da Copa do Mundo 2022. O espectador estava com a bandeira LGBTQIAP+ na mão e uma camisa com mensagens em apoio à Ucrânia e às mulheres iranianas.
+ País de Gales x Inglaterra: retrospecto, escalações, arbitragem e onde assistir
Mario Ferri, conhecido como Il Falco, é ativista e já tinha feito outros protestos em grandes eventos. Na Copa do Mundo 2014, ele invadiu o campo na partida entre Bélgica e Estados Unidos. Ele também se fez presente na final da Liga dos Campeões de 2011, entre Barcelona e Manchester United.
O jogo entre Portugal e Uruguai ficou parado por alguns segundos durante a invasão. Na camisa, o homem levava a inscrição “Salve a Ucrânia” na frente, além de uma mensagem pedindo respeito às mulheres iranianas nas costas. O torcedor foi derrubado por seguranças e retirado do estádio Lusail imediatamente. Além disso, ele levava uma bandeira em apoio à comunidade LGBTQIAP+.
Vale destacar que as leis do Qatar proibem qualquer ato de manifestação em apoio à comunidade LGBTQIAP+. Protestos das seleções e de torcedores já haviam sido vetados pela FIFA e pelo governo local.
+ Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram