Cruzeiro

Homenagem do Cruzeiro à República da Itália

Homenagem do Cruzeiro à República Itália
Foto: Cruzeiro / Divulgação

Quem passou hoje em frente a Sede Administrativa do Cruzeiro, na rua dos Timbiras, no Barro Preto, viu a sede “trajada” com as cores verde, branco e vermelho, uma homenagem do clube celeste ao dia da República da Itália. Após a Segunda Guerra Mundial e a queda do fascismo, a população votou entre permanecer ou sair da monarquia, o sistema republicano ganhou, e foi declarado a Proclamação da República.

Ontem, durante a cerimônia de posse do presidente, Sérgio Santos Rodrigues, ele falou do desejo de unificar ainda mais o laço entre Cruzeiro e Itália. “Eu não tenho descendência italiana, mas a Itália é parte do Cruzeiro, que foi fundado por imigrantes italianos que aqui chegaram. Mesmo antes da posse, na semana passada, já recebemos na Sede Administrativa a visita do Cônsul da Itália em Belo Horizonte e podem ter certeza de que na nossa gestão vamos valorizar a origem italiana, com ações que relembrem a importância da Itália para os cruzeirenses e reforcem a fraternidade entre os dois povos. Em 2021 vamos comemorar o Centenário, então celebrar a Itália é preservar a nossa própria história”, afirmou o mandatário Sérgio Santos Rodrigues ao site do Cruzeiro.

História
O Clube nasceu da iniciativa de desportistas da comunidade italiana em Belo Horizonte, e em 2 de janeiro de 1921 foi criado o Palestra Itália. Em 1942 o governo brasileiro entrou na Segunda Guerra Mundial se opondo aos países do eixo (Alemanha, Japão e Itália), proibindo o uso de termos que fizessem referência a algum desses países, obrigando o Palestra Itália a virar Cruzeiro Esporte Clube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo