A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou um ranking com os dez melhores clubes filiados à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) entre os anos 2011 e 2020. O Atlético-MG foi o único clube mineiro a entrar para essa lista.
Os critérios para elencar as equipes no ranking levam em consideração o desempenho esportivo dos times em torneios nacionais e nas competições internacionais. O ranking foi divulgado no último final de semana pela IFFHS, mostrando os dez melhores clubes da última década.
É importante lembrar que todos os jogos são levados em consideração para pontuar no ranking da IFFHS, mas, claro, conquistas da Copa Libertadores têm o maior peso, seguido de campeonatos e copas nacionais.
O Atlético-MG ficou na nona colocação, acima apenas do Palmeiras. O líder do ranking também é brasileiro, o Grêmio, que era apenas o 11º na lista da década anterior. O Boca Juniors, primeiro colocado entre 2001 e 2010, na lista mais recente, caiu para a quarta colocação. No total, são cinco clubes brasileiros, dois argentino, dois colombianos e um paraguaio.
Veja lista completa:
1) Grêmio
2) Atlético Nacional (Colômbia)
3) River Plate (Argentina)
4) Boca Juniors (Argentina)
5) Libertad (Paraguai)
6) Flamengo
7) Corinthians
8) Independiente Santa Fe (Colômbia)
9) Atlético-MG
10) Palmeiras
Veja também: Ronaldinho completa 41 anos e Atlético-MG presta homenagens
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.