Basquete

Incerteza brasileira toma a cena em sorteio dos grupos da BCLA

Troféu da BCLA exposto no sorteio dos grupos (Foto: Redes Sociais/BCLA)

Os representantes brasileiros na competição deverão ser definidos até dezembro, quando começa a competição.

Redes Sociais/BCLA

O sorteio dos grupos da Basketball Champions League Americas, a BCLA, ficou marcada pela ausência das equipes representantes brasileiras. Por conta das incertezas que rondam o cenário brasileiro desde a decisão da Confederação Brasileira de Basquete de retirar a chancela do NBB como principal competição nacional, as três vagas da fase de grupos foram preenchidas por “Brasil 1”, “Brasil 2” e “Brasil 3”.

Pelas vagas que o NBB garantia em suas competições, o Flamengo, o São Paulo e o Sesi Franca, atual campeão do Super 8, NBB e BCLA, seriam as três equipes na competição.

Para saber mais informações sobre a NBA o NBB e o basquete nacional e internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

O sorteio

Sediado em Miami, nos Estados Unidos, o sorteio para as 12 vagas na fase de grupos da BCLA, preenchidas entre quatro grupos de três equipes, contou com o campeão argentino Quimsa, o vice-campeão Boca Jrs. e o Obras Sanitarias, o campeão uruguaio Hebraica Macabi e o vice Nacional, o campeão chileno Universidad de Concepción e o campeão da Nicarágua, Real Estelí. O Halcones de Xalapa representará o México na competição e, pela primeira vez na história da competição, a Venezuela terá seu primeiro representante com o seu campeão nacional, o Gladiarores de Anzoátegui. As vagas brasileiras foram sorteadas sem definição dos representantes.

Por questões geográficas e logísticas, o Grupo A da competição foi formado previamente com os representantes da Nicarágua (Real Estelí), da Venezuela (Gladiarores de Anzoátegui) e do México (Halcones de Xalapa).

Nos outros três grupos, as equipes foram sorteadas com o impeditivo de que duas equipes do mesmo país se enfrentassem. O sorteio ficou assim:

  • Grupo A: Real Estelí, Halcones de Xalapa, Gladiadores de Anzoátegui
  • Grupo B: Quimsa, Brasil 2, Nacional
  • Grupo C: Hebraica Macabi, Brasil 3, Boca Jrs.
  • Grupo D: Brasil 1, Obras, UdeC

A fase de grupos da competição é prevista para começar em dezembro de 2023, com as 12 equipes na disputa por oito vagas nas quartas de final, que devem ocorrer entre 4 e 10 de março, para se classificar para o Final Four em abril, que definirá o campeão da competição e o detentor da vaga para a Copa Internacional da FIBA 2024.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo