Futebol Internacional

Investigação da Uefa pode deixar Barcelona fora da Liga dos Campeões

Foto: LLUIS GENE/AFP via Getty Images

O Barcelona fez uma temporada de reconstrução e conseguiu chegar ao título da LaLiga com uma grande vantagem para cima dos adversários. Desta maneira, o clube catalão está garantido na disputa da Liga dos Campeões da próxima temporada. Apesar do objetivo atingido, o Barça corre o risco de ser punido pela Uefa e, desta maneira, não poder participar da próxima Champions. O caso será analisado pela alta cúpula da entidade europeia.

Jean Samuel Leuba e Mirjam Koller Trunz, os dois inspetores nomeados pelo Comitê de Ética e Disciplina da UEFA para investigar o Caso Negreira (supostos pagamentos do Barcelona ao ex-árbitro José María Enríquez Negreira), concluíram suas investigações e apontaram que o Barcelona deve ser punido por um ano sem disputar competições europeias. A questão agora será avaliada por Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. 

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

A investigação concluiu que o Barcelona “violou o quadro legal do órgão europeu” e, por isso, faz a proposta de uma possível sanção. De acordo com a imprensa europeia, o relatório afirma ainda ter visto sinais de atividade destinada a organizar ou influenciar o resultado das partidas.

A Uefa agora tem duas saídas para o caso e pode até mesmo abrir um processo na justiça espanhola e aguardar a conclusão. Outra alternativa seria atender de maneira imediata ao relatório de seus inspetores e punir o Barcelona com uma temporada longe de qualquer competição europeia. O dilema está agora totalmente nas mãos de Aleksander Ceferin.

Se a opção da Uefa for a punição imediata ao Barcelona, o clube será posteriormente convocado aos tribunais espanhóis e pode sofrer um processo milionário. O Barcelona já vem atravessando uma grave crise financeira nos últimos anos e o trabalho dos dirigentes tem sido no sentido de equacionar dívidas para recuperar a saúde financeira dentro do clube.

A Uefa tem até o próximo dia 12 de junho para confirmar todos os participantes da próxima edição da Liga dos Campeões e o Barcelona, neste momento, está entre eles por conta do título de LaLiga. O regulamento da Uefa prevê punição a clubes que de alguma forma estiveram envolvidos em “tentativa de influenciar o resultado de uma partida seja ela nacional ou internacional”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo