Futebol Mineiro

Ipatinga conquista vaga na Série D 2024 após acesso do Athletic

Ipatinga garante vaga na Série D após 10 anos longe do cenário nacional (Foto: Reprodução/Instagram/Ipatinga FC)

Tigre herdou a vaga do Esquadrão no Brasileirão Série D, e volta ao cenário nacional após uma década

Foto: Reprodução/Instagram/Ipatinga FC

O futebol do Vale do Aço, em Minas Gerais, tem motivos para celebrar o dia de hoje. Após o Athletic conquistar o acesso para a Série C diante do Bahia de Feira neste sábado (2), o Ipatinga carimbou seu retorno para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Com a campanha no Campeonato Mineiro deste ano, o Tigre herdou a vaga do Esquadrão no ano que vem, já que o clube de São João Del Rei conseguiu subir de divisão.

O Ipatinga fez uma campanha contra a triângular do rebaixamento, e se garantiu na elite do estadual em 9º lugar na classificação geral. A posição foi suficiente para colocar o clube em ‘stand-by’ por uma vaga na Quarta Divisão nacional. O time dependeria do acesso do Democrata-GV ou do próprio Athletic na Série D este ano, para garantir presença em mais uma competição em seu calendário. O que foi efetivado pelo Esquadrão.

Uma curiosidade no jogo do acesso do Athletic, que foi realizado no Mineirão, em Belo Horizonte, foi a presença dos próprios torcedores do Ipatinga no Gigante da Pampulha. Membros de uma torcida organizada do Tigre estiveram junto dos torcedores do Esquadrão, devido a uma ‘aliança’ entre as torcidas. Na arquibancada, até uma bandeira em alusão ao clube do Vale do Aço esteve presente.

Torcedores do Ipatinga no jogo entre Athletic x Bahia de Feira, no Mineirão em Belo Horizonte
Foto: João Pedro/Portal Futebol Mineiro

O Ipatinga retornará ao cenário nacional após 10 anos. O clube que já foi destaque pelo título mineiro de 2005, semifinalista da Copa do Brasil e presença na Série A do Brasileirão de 2008, a equipe sofreu com uma forte crise. Após cair no Mineiro de 2011 e uma sequência de rebaixamentos nas divisões do Brasileirão, o clube enfrentou dificuldades financeiras, queda nos tribunais e até mudança de sede temporária para Betim.

Em 2022, após ficar 10 anos fora da elite do estadual, o Tigre conquistou o acesso no Módulo II como vice-campeão da divisão de acesso, em um ano marcado pela transformação do clube em Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Neste ano, marcado pelo seu retorno na Primeira Divisão do estado, também conquistou a classificação para a Série D, a qual não disputava desde 2012.

Para saber tudo sobre o Futebol Mineiro e o Brasileirão Série D, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo