Futebol Internacional

Iraque tropeça e perde vaga; EAU fica mais próximo do Catar

RYAN LIM/AFP via Getty Images

Nesta terça-feira (29), foi disputada a última rodada da fase de grupos das Eliminatórias do continente asiático. Os duelos foram movimentados e definiram o confronto qe acontecerá no Play-OFF final – decidindo o 5º classificado do continente.

Pela manhã, Japão x Vietnã e Irã x Líbano iniciaram os embates – que se encerraram em alguns gols e duas boas partidas de equipes já sem perspectiva de mudança na tabela.

No Saitama Stadium 2002, o Japão recebeu o Vietnã e acabou sem fazer valer o favoritismo contra o lanterna do Grupo B. Ainda que tenha buscado a vitória enquanto pode, os Nippon fizeram valer o regulamento e encerraram a partida “protocolar” sem tanta importância – a seleção japonesa já está classificada à Copa do Mundo e restava apenas buscar a 1ª colocação em seu grupo. A partida acabou em 1 a 1, com gols de Maya Yoshida (Japão) e Nguyen (Vietnã).

Irã e Líbano se enfrentaram no estádio Imam Reza, e fizeram uma boa partida que acabou encerrando as chances do Líbano chegar ao Catar. O duelo terminou em 2 a 0 para a seleção mandante que teve seus gols marcados por: Sardar Azmoun e Alireza.

Ainda pela manhã, Síria x Iraque e Emirados Árabes Unidos x Coréia do Sul foram os duelos queencerraram o período. As partidas decidiram o 3º colocado do Grupo B que era disputado por Iraque e EAU.

No Al-Rashid Stadium, a seleção da Síria enfrentou o favorito à vitória Iraque. Apesar de um jogo amplamente dominado pelo time visitante, a seleção da casa conseguiu manter o empate de 1 a 1 até o fim do jogo – encerrando os sonhos do Iraque. Alaa Al Dali (Síria) e Ayman Hussein (Iraque) marcaram os gols da partida decisiva.

O Emirados Árabes Unidos recebeu a favoritissíma Coréia do Sul em casa, no Al Maktoum Stadium, e jogou no contra-ataque devido à grande distância do nível técnico entre as duas equipes. Aos 9′ do segundo tempo Hareb Abdullah marcou o gol que viria a ser o único da partida. Sendo assim, o EAU conseguiu se classificar para o Play-OFF que decidirá o 5º classificado do continente nas eliminatórias, com a vitória de 1 a 0.

Omã x China e Árabia Saudita x Austrália encerraram a boa rodada final da Eliminatórias da Ásia. As partidas já não valiam mais tanto para as seleções mas podem ter dado um “tempero” a mais para o Play-OFF que virá pela frente.

No Sultan Qaboos Sports Complex, a seleção de Omã recebeu a seleção cjinesa e conseguiu bater o gigante asiático por 2 a 0. A partida já não valia nada para ambas as equipes – já fora da Copa do Mundo 2022 – mas deu números finais à tabela do Grupo B. Arshad Al Alawi e Abdullah Fawaz marcaram os gols da partida.

Às 15h (horário de Brasília), Árabia Saudita e Austrália fizeram a última partida do dia e, consequentemente, da fase de grupos. A seleção da casaduelava pelo primeiro lugar do Grupo B, enquanto a Austrália buscava um bom resultado para chegar ao Play-OFF de forma mais segura. A partida acabou em 1 a 0 para a Arábia Saudita. O gol que deu números finais ao jogo foi marcado por Al-Dawsari.

Com o fim da fase de grupos, estão classificados para a Copa do Mundo 2022:

  • Irã – Grupo A
  • Coréia do Sul – Grupo A
  • Árabia Saudita – Grupo B
  • Japão – Grupo B

Ainda resta uma vaga que será disputada no Play-OFF pelos terceiros colocados dos grupos A e B. Por conta disso, Austrália e Emirados Árabes Unidos ainda têm chance de estarem na Copa do Mundo do Catar, mas apenas uma das duas seleções chegarão à competição.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo