Na noite deste sábado (01), ocorreu o primeiro jogo das quartas de finais, entre o Sesi – SP e Itambé Minas, no Sesi Vila Leopoldina em São Paulo, válida pela série de quartas de final da Superliga. De virada, a equipe mineira levou a melhor e venceu a partida pr três sets a dois, parciais de 25 a 23, 29 a 31, 25 a 23, 17 a 25 e 10 a 15. O destaque da partida foi o experiente oposto Leandro Vissotto.
O JOGO
O primeiro set começou com muitos erros do Itambé Minas, que favoreceu a vantagem aberta pelo Sesi-SP. Após o pedido de tempo de Nery Tambeiro, a equipe mineira voltou com mais equilibrado na sua virada de bola, mas estava difícil parar o ponteiro da equipe adversária, Victor Cardoso, conhecido como Birigui, que brilhou no primeiro set, chamou a responsabilidade do jogo e fez o time paulista ganhar o primeiro set por 25×23.
Na tentativa de empate, o time mineiro chegou pro segundo set forçando mais o saque, e pressionando o time paulista que começou cometer muitos erros. Com a entrada no oposto mineiro, Leandro Vissotto, que ajudou a dar mais estabilidade no Itambé Minas, a equipe começou a reagir com grandes defesas do líbero Maique, equilibrava as ações. Do outro lado da quadra, estava o oposto Darlan, que estava em noite inspirada, onde chegou a fazer 14 pontos na parcial, que se manteve equilibrada até o fim. Ambos os times tiveram a chance de fechar o set diversas vezes, contudo, com o passe na mão e as mágicas do levantador William, o Itambé Minas, levou o set e empatou o jogo por 29×31.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.
No terceiro set, foi a vez do levantador, Eduardo Carísio, mostrar serviço, e com ótima distribuição, fez o bloqueio adversário ficar em dificuldade. Com isso, a equipe paulista, teve um bom controle da parcial, apesar do ponteiro mineiro, Henrique Honorato, não ter facilitado a vida do time paulista. A equipe mineira chegou a econstar no placar nos momentos decisivos, mas isso não foi o suficiente para abalar o Sesi, que venceu o set por 25×23.
O quarto set, teve como destaque o central, Matheus Pinta, que foi a bola de segurança de William. Com um ataque mais consistente e uma boa presença de bloqueio, o Itambé Minasnão encontrava dificuldades para dominar o set, com direito ao placar elástico de 20×13. Foi o set mais tranquilo do jogo, a equipe de Belo Horizonte anulou completamente a equipe adversária no quarto set, venceu por 17×25 e forçou o quinto e mais emocionante set.
No tie break, com os nervos à flor da pele, o jogo começou ponto a ponto, bastante equilibrado Houve uma discussão entre o levantador, William, do Itambé Minas, com a árbitra, sobre uma possível invasão do ponteiro Birigui, que, mesmo com o pedido de desafio, teve o resultado como inconclusivo, o que fez com que a discussão se prolongasse e o levantador recebesse um cartão vermelho, o que deu um ponto para o time adversário.
Mesmo com a confusão, o Mago, como é conhecido o levantador mineiro, não se perdia e continuava focado na partida e, com ótima distribuição e com seus atacantes focados, a equipe mineira cresceu no tie break, pressionou a equipe paulista que exagerou na quantidade de erros e fez com que o adversário tivesse facilidade para fechar o set por 10×15 e a partida por 3 sets a 2.
O troféu Viva Vôlei ficou para o oposto Leandro Vissotto, que saiu do banco no segundo set e foi a base para a vitória da equipe mineira. Vissotto se emocionou ao receber o troféu e em entrevista agradeceu a família, falou sobre a importância de jogar com o coração, determinação e vontade, além de falar que essa possivelmente seria sua última temporada e que iria se aposentar ao final da mesma.
O segundo confronto acontecerá dia 05/04, às 21h, na arena UniBH. Em caso de vitória da equipe mineira, a série se encerra. Caso o Sesi-SP vença a partida, um terceiro jogo será disputado também na Arena UniBH.