Em uma noite festejada pela torcida vascaína com apresentação de Alex Teixeira, o Ituano foi até São Januário para estragar os planos do Cruzmaltino. Rafael Elias abriu o placar para os visitantes ainda no primeiro tempo e Raniel, já na reta final, aproveitou a falha de Felipe para dar números finais ao jogo, 1 a 1. Com o empate, o Vasco chegou ao segundo jogo sem vitórias.
Apesar de não vencer, o Gigante voltou à segunda colocação, com 35 pontos, e encerra sua participação no primeiro turno com sete pontos à frente do quinto lugar (Tombense) e seis atrás do líder (Cruzeiro). O Ituano saiu a frente no placar na noite de hoje, mas não lamenta o empate em São Januário. O ponto conquistado ajudou a equipe paulista a se manter fora do Z4, com 20 pontos.
+Com presença de Casimiro e Luva de Pedreiro, Alex Teixeira é apresentado em São Januário
+Executivos da 777 Partners chegam ao Rio e têm agenda cheia com a diretoria do Vasco
O JOGO
Se a noite vascaína começou em clima de festa com a apresentação de Alex Teixeira, o jogo não seguiu o mesmo caminho. Com menos de 20 minutos, o Vasco construiu um de seus melhores ataques do jogo, que terminou nos pés de Erick, na pequena área e sem goleiro. Contudo, o atacante furou a bola e desperdiçou uma chance que faria falta mais tarde. Para piorar, na sequência da jogada, o Ituano organizou bom contra-ataque, que terminou com o gol de Rafael Elias após Thiago Rodrigues fazer boa defesa no primeiro lance, mas ceder o rebote.
A partir daí, o cenário do jogo ficou claro. O Cruzmaltino com suas já conhecidas dificuldades para furar bloco baixo corria atrás do prejuízo, enquanto os visitantes exploravam os – muitos – contra-ataques, principalmente através de Neto Berola. O atacante causou muita dor de cabeça para a zaga vascaína, gerando um cartão amarelo para Quintero e protagonizando um lance de possível pênalti não marcado pela arbitragem.
Durante quase toda a primeira etapa o Vasco foi inferior ao adversário e só conseguia chegar pela bola aérea. Mas, na reta final, veio o melhor momento da equipe. Duas bolas na trave e muita pressão pra cima de um Ituano cada vez mais com as linhas recuadas. No entanto, os acréscimos se esgotaram e a pressão do Vasco não lhe rendeu um empate.
O início da segunda etapa do Cruzmaltino não conseguiu manter o ritmo daqueles minutos finais da etapa anterior. Mas, do outro lado, a intensidade nos contra-ataques do Ituano também diminuíram e, praticamente, cessaram com a saída de Neto Berola.
Dessa forma, o jogo ficou morno e sem grandes chances, o que era favorável aos paulistas. O Ituano optou por marcar em bloco baixo e limitar as opções de passes verticais do Vasco, mas, diferente do primeiro tempo, quando tinha a bola optava por desacelerar o jogo e gastar o tempo, já que não tinha mais sua principal válvula de escape.
O Cruzmaltino continuou com sua deficiência para propor jogo e Maurício Souza tentou algumas substituições, mas sem muito efeito. Contudo, em um escanteio fortuito, já na reta final, o faro de artilheiro de Raniel voltou a presentear o Vasco com um gol. Após cabeçada de Quintero, o goleiro Felipe espalmou uma bola fácil e o camisa 9 estava lá para anotar o empate no placar.
Ao final do jogo, o Vasco tentou uma nova pressão, assim como foi no primeiro tempo, mas, dessa vez, sequer conseguiu criar chances para finalizar. No fim, empate frustrante para o Vasco numa noite em que a torcida esperava emendar a festa da apresentação de Alex Teixeira com a vitória na partida.
AGENDA
A próxima rodada da Série B já será a 1ª do returno. Portanto, o Vasco volta a enfrentar o Vila Nova, dessa vez fora de casa, no sábado (23), às 16h30. E o Ituano recebe a Chapecoense, no mesmo dia, às 19h, dentro de casa.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.