Olimpíadas

Maior da história, Janja Garnbret conquista o ouro na escalada

Twitter/Teamslovenia

A eslovena Janja Garnbret provou mais uma vez que não tem rivais na escalada esportiva, hexacampeã mundial e conhecida como a melhor do mundo na modalidade, ela levou o ouro com folga na competição olímpica.

Ela colocou 40 pontos de distância entre a medalha de ouro e a de prata. Foram apenas cinco pontos para Garnbret e 45 para a japonesa Miho Nonaka, segunda colocada e 64 para a também japonesa Akyio Noguchi.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

+ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Para conseguir o resultado histórico, a eslovena venceu nas categorias boulder e lead e terminou com a quinta colocação em speed. Após a vitória, que já era esperada por praticamente todos os fãs de escalada, Janja falou sobre a pressão de ser a franca favorita em uma prova olímpica.

Eu coloquei muita pressão em mim mesma e eu senti muita pressão pelas pessoas ao meu redor dizendo que eu já era a vencedora, mas eu sabia que não seria fácil como as pessoas pensavam. Então o fato de eu conquistar e conseguir me manter focada o tempo todo, me deixou orgulhosa de como lidei com isso. Foi a competição mais difícil da minha vida, se eu achava que estava sob pressão nas Copas do Mund, as Olimpíadas é algo totalmente diferente.

Na Olimpíada, as medalhas são decididas pela combinação de três provas: lead, que consiste em uma única parede de extrema dificuldade, onde vence quem for mais alto, boulder, onde em paredes pequenas, é necessário chegar nos pontos indicados e speed, um teste de velocidade, onde dois atletas competem quem chega mais rápido ao topo de um paredão.

A pontuação final de cada atleta é a multiplicação das colocações em cada uma das modalidades, como Janja venceu duas e ficou quinto lugar em uma, sua pontuação foi 1*1*5, ou seja, apenas cinco pontos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo