Copa do Mundo - Qatar 2022

‘Sayonara’; Japão cai nos pênaltis para Croácia e deixa a Copa do Mundo

Julian Finney/Getty Images
Julian Finney/Getty Images

Com disputa de pênaltis, a Croácia passou pelo Japão no placar de 3 a 1, após o empate em 1 a 1 no tempo normal, no estádio de Al Janoub. Essa além de ser a primeira disputa de prorrogação, foi também a primeira por pênaltis na Copa do Mundo do Qatar. O resultado da partida acabou colocando um ponto final no lindo sonho dos ‘samurais azuis’ e deixou ninguém menos que a atual vice-campeã mundial no caminho da Seleção Brasileira.

A partida começou de maneira emocionante, logo aos 1′ Doan bateu um cruzamento vindo de uma falta na qual a bola desviou em Barisic. No escanteio, Livakovic se atrapalhou com a bola e contou com a sorte do chute bloqueado por Maeda sair pela linha de fundo.

O Japão aproximou suas linhas e passou a marcar no campo da Croácia, que fez um primeiro tempo confuso para o próprio estilo de jogo. As saídas mal trabalhadas facilitaram os alas japoneses. Aos 8′, Perisic venceu Tomiyasu na corrida e entrou na área pela esquerda, finalizando com perigo ao gol de Gonda.

A resposta viria logo em seguida com Maeda sendo acionado com a bola longa, jogada que se repetiria sem sucesso por mais vezes. Aos 17′, em mais uma saída dispersa da Croácia, Nagatomo cruzou para área na busca de um cabeceio feito por Maeda, mas a bola desviou em Gvardiol.

Os japoneses encontraram o caminho pelo lado de Junya que avançou pela grande área e finalizou com perigo aos 20′, obrigando Livakovic realizar uma defesa elástica. A Croácia apostou nas bolas paradas após o ímpeto japonês ter chegado ao gol croata por diversas vezes. Aos 23′ Modric cruzou na área e viu Kramaric acertar a bola e após um bate e rebate, desperdiçou uma chance de ouro.

Petkovic, o da Croácia, não do Flamengo, começou a ser acionando como uma válvula de escape para conseguir chegar a defesa japonesa. Aos 25′ ele venceu na corrida o defensor japonês e cruzou procurando Perisic na cara do gol. O chute croata desviou em Tomiyasu e obrigou Gonda a operar um milagre.

A Croácia conseguiu acertar a marcação por volta do minuto 35′, mas observava os deslocamentos de Nagatomo. Aos 42′ os japoneses chegaram ao gol com Maeda, após um escanteio curto e levantamento feito por Doan, a bola ficou viva na área Croata e o japonês não perdoou o erro.

Ressurgimento croata

Dan Mullan/Getty Images

Os croatas chegaram para um segundo tempo cientes de que precisariam reencontrar o bom futebol da goleada contra o Canadá, perfurando a boa disciplina japonesa. Logo aos 45′, Kamada avançou pelo meio, surpreendendo a defesa da Croácia, no entanto, o chute foi longe da meta defendida por Livakovic.

Aos 49′ Doan conseguiu se deslocar da marcação e levantou a bola na esquerda procurando alguem na área mas Juranovic conseguiu cortar o lance. Morita ficou com o rebote mas chutou fraco. No lance seguinte, aos 50′, Maeda subiu em velocidade mas não ameaçou a defesa da Croácia.

A Croácia chegou ao empate aos 54′ após uma troca de passes entre os croatas na direita, e o cruzamento de Lovren encontrando a cabeça de Perisic que, em um movimento difícil, subiu entre dois defensores japoneses e encaminhou a bola no fundo da rede defendida por Gonda.

A Croácia entrou no jogo e obrigou o Japão a sair para o ataque, os ‘samurais azuis’ sentiram o empate e acabaram por errar uma gama de passes nas saídas de bolas. O jogo passou a virar em favor dos croatas que retomaram as jogadas com triangulações e envolveram a defesa japonesa.

Aos 58′ Perisic conseguiu roubar a bola na esquerda e infiltrar na área com perigo, mas foi travado na ‘hora H’. A resposta japonesa veio com Morita aos 59′, recebendo na entrada da área e deixando para Endo acertar um lindo chute ao gol da Croácia. Aos 62′, Modric recebeu na intermediária e encaixou um chute colocado, obrigando Gonda aparecer mais uma vez.

Aos 63′ os treinadores abriram as substituições. Pela Croácia, Budimir entrou no lugar de Petkovic enquanto os japoneses receberam os reforços de Mitoma e Asano nos lugares de Nagatomo e Maeda. Não demorou muito e aos 65′ Budimir conseguiu desviar uma cabeçada com perigo, assustando a defesa japonesa.

Aos 68′ Kramaric deixou os gramados para dar lugar a Pesalic e aos 74′ Kamada deixou o campo para Sakai entrar. Aos 79′ cobrou uma falta com cruzamento e a defesa da Croácia fez um corte parcial. Mitoma ficou com o rebote e ajeitou para Tomiyasu finalizar, a bola foi desviada na defesa croata.

Aos 85′ Perisic cruzou e encontrou Pesalic, que cabeceou para fora. Aos 86′ Doan deixou o campo para entrada de Minamino. Em uma partida de cada tempo para cada seleção, Japão e Croácia se encaminharam para uma prorrogação, a primeira da Copa do Mundo.

Prorrogação e pênaltis; Uma boa notícia para o Brasil

Richard Heathcote/Getty Images

Os croatas retornaram a campo sem criatividade ou alteração e viram a energia japonesa tomar conta das ações, a alta média de idade da Croácia começou a pesar nas pernas dos seus principais jogadores e isso permitiu uma aproximação japonesa perigosa.

Aos 91′ Junya cobrou escanteio pela direita e viu Tamiguchi cabecear com perigo no primeiro pau. Aos 98′, o cansaço croata tirou do campo Modric e Kovacic para as entradas de Majer e Vlasic, os europeus perderam dois dos principais jogadores e passaram a se defender ainda mais.

No minuto 100′, Juranovic cobrou lateral para a grande área e viu Perisic ser bloqueado mais uma vez na ‘hora H’, o mesmo aconteceu com o rebote de Barisic. Aos 104′ Mitoma puxou contra-ataque em alta velocidade pelo meio campo e arriscou na intermediária, obrigando Livakovic fazer uma defesaça no centro do gol.

No retorno do segundo tempo da prorrogação, ambas as seleções fizeram alterações fundamentais para o fim da disputa com a bola rolando. O Japão apostou na entrada de Tanaka no lugar de Morita, enquanto Zlatko Dalic, tirou Perisic e Budimir para as entradas de Orsic e Livaja. O treinador croata foi o primeiro a usar as 6 substituições (contando com a prorrogação) na Copa do Mundo.

Como de costume, o desgaste físico atingiu o ímpeto japonês que ainda assim tentava criar algumas jogadas de perigo, principalmente com a bola área. Mas, a Croácia desacelerava o jogo e mantinha o resultado debaixo do braço, onde apostava na classificação por pênaltis.

Por meio das penalidades, e pelo placar de 3 a 1, a experiência da Croácia prevaleceu diante do Japão que fez a sua melhor campanha em Copas do Mundo, caindo nas oitavas de finais, repetindo o feito de 2018, mas com as vitórias surpreendentes diante da Alemanha e Espanha, ambos pelo placar de 2 a 1. Já a Croácia aguarda de camarote o vencedor de Brasil e Coreia do Sul, e ciente de que poderá entrar mais desgastado fisicamente nas quartas de finais.

Acompanhe todas as notícias da Copa do Mundo do Qatar no Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo