Esportes olímpicos

Mais uma vez, Japão e Kosovo vão ao topo do pódio do Judô em Tóquio

Mais uma vez, Japão e Kosovo vão ao topo do pódio do Judô em Tóquio
Gabriela Sabau/Emanuele Di Feliciantonio/ijf/Divulgação

No terceiro dia das disputas olímpicas do judô, o peso leve Eduardo Katsuhiro Barbosa parou na primeira rodada na luta contra o francês Guillaume Chaine, que saiu nas oitavas. A medalha de ouro seguiu nas mãos do campeão Olímpico do Rio 2016, Shohei Ono, do Japão. Já no feminino, até 57 kg, Nora Gjakova do Kosovo foi ao topo mais alto do pódio e fez se história como a terceira judoca do país a conquistar uma medalha olímpica.

No masculino, pela categoria até 73 kg, Shohei Ono venceu Lasha Shavdatuashvili, da Geórgia, e manteve seu título Olímpico no terceiro dia da competição de judô nas Olimpíadas de Tóquio. O bronze ficou com Tsendochir Tsogtbaatar, da Mongólia, e An Chang-rim, da Coreia do Sul.  

O japonês se tornou o primeiro judoca a ganhar vários títulos olímpicos na competição, após a conquista do ouro no Rio em 2016. Além disso, Shohei Ono é o quarto judoca do Japão a defender um título olímpico. O país acumula seis medalhas douradas olímpicas na categoria 73 kg masculino, o máximo de qualquer nação em um único evento da modalidade.

O ouro de Ono foi o quarto do Japão no judô nos Jogos de Tóquio.


Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM
++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Nora Gjakova conquista a terceira medalha de ouro olímpica do Kosovo da história

Depois do triunfo de Distria Krasniqi na categoria até 48 kg, foi a vez de Nora Gjakova também fazer história pelo Kosovo. A judoca da nação localizado na península dos Bálcãs faturou a medalha dourada após a vitória sobre Sarah-Léonie Cysique, da França.

O ouro olímpico da Gjakova é o segundo de Kosovo nos jogos de Tóquio 2020. Além disso, é terceira medalha olímpica do país desde sua estreia nos Jogos Olímpicos de 2016.

No caminho até o ouro Nora Gjakova derrotou Sanne Verhagen da Holanda nas oitavas de final e a esloveno Kaja Kajzer nas quartas de final. Depois, na semi encontrou a número dois do mundo e ex-campeão mundial Tsukasa Yoshida do Japão. As duas judocas já se encontrado cinco vezes em outras competições e todos os resultados tinham sido favoráveis para a japonesa. Entretanto, desta vez a história foi diferente e a atleta do Kosovo conseguiu imobilizar sua oponente no tatame e vencer.

No feminino, as medalhas de bronze foram para a canadense Jessica Klimkait, e  Tsukasa Yoshida, do Japão.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo