Flamengo
João Paulo Sampaio pode reencontrar David Luiz no Flamengo
— Continua depois da publicidade —
O Flamengo pode fazer o dirigente João Paulo Sampaio se reencontrar com o zagueiro David Luiz. O Coordenador da base, do Palmeiras, recebeu uma oferta de trabalho para trabalhar no Mengão a partir de 2025 e ainda segue avaliando a proposta.
JP Sampaio, como é conhecido, começou a carreira na função de revelar jogadores ainda no Vitória, da Bahia, em 2005 e foi até 2013. No ano seguinte, foi para a gestão do profissional. Há uma década, os baianos eram rebaixados em disputa com o seu atual clube, decidindo assim extinguir esse setor e o profissional encerrou sua passagem em Salvador.
Mas, antes disso, ele manteve a tradição da equipe baiana de revelar grandes jogadores. Um deles foi o zagueiro David Luiz, hoje, com 37 anos e sob contrato com o Flamengo. Com a carreira consolidada na Europa, o atleta nascido em Diadema (SP), deve muito ao Estado da Bahia, afinal, lá, foi onde se profissionalizou, após ser dispensado do São Paulo.
O Verdão, por outro lado, já tem conhecimento da proposta carioca, mas segue confiando na permanência de João Paulo Sampaio. Ele já rejeitou ofertas do Grupo City – para atuar no Bahia – e do Corinthians. Além disso, há um multa de R$ 2 milhões em seu contrato, mas que os rubro-negros estão dispostos a arcar com esse custo.
Revelados por João Paulo Sampaio
A gestão do ex-presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, iniciada em 2013, culminou na contratação de João Paulo Sampaio, com um vasto currículo de jogadores com destaque nacional e internacional, revelados por ele.
Adaílton e Anderson Martins (ex-zagueiros), Apodi (lateral-direito/Vila Nova), David (atacante/Internacional), Elkeson (atacante/Chengdu Rongcheng FC), Felipe (goleiro/atualmente em Luxemburgo), Leandro Domingues (ex-meio-campo), Marquinhos e Willians (atacantes com passagem no Palmeiras), Victor Ramos (zagueiro/sem clube) e Zé Welison (meio-campo/Fortaleza), são nomes que passaram por sua aprovação na base do time baiano.
No entanto, seu maior feito antes de gerar mais de R$ 1 bilhão aos cofres palmeirenses com Estêvão (Chelsea, da Inglaterra), Endrick (Real Madrid, da Espanha) e Luis Guilherme (West Ham, da Inglaterra), além de nomes como Renan, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Verón, Fabinho, Vanderlan e Vítor Reis, foi acreditar em Hulk.
Atualmente, o atacante do Atlético-MG, começou na base como lateral-esquerdo. Isso ocorreu devido ao método de trabalho de JP Sampaio, que já revelou que na sua coordenação seja testada a polivalência do atleta para entender sua melhor performance em campo.
Nova era no Flamengo
A direção vive uma nova era no Flamengo. Com a vitória de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, da oposição, o clube já faz movimentos pensando em 2025.
Sem contar que busca profissionalizar o futebol com Jose Boto, um português com vivência na área e com passagem pelo Benfica, de Portugal, hoje, está na Croácia, no Osijek. O plano é contar com ele para uma transição profissional e base, tendo JP Sampaio.
No seu currículo de scout para o time de Lisboa, tem nomes como do goleiro Oblak e do meio-campo Witsel (Atlético de Madrid, da Espanha), do zagueiro Victor Lindelöf (Manchester United, da Inglaterra), do meio-campo Matic (Lyon, da França) e do atacante Luka Jovic (Milan, da Itália).