Presente no Estádio Nilton Santos neste sábado (15), John Textor deu entrevista após a vitória do Botafogo sobre o São Paulo, por 2 a 1, na estreia do Brasileirão. O diretor-executivo de futebol André Mazzuco acompanhou e traduziu.
– Obrigado por todos estarem aqui, hoje é o início da temporada real, com o Campeonato Brasileiro. O ponto-chave é que hoje é o início da temporada. Quando eu vim para o Brasil, vi muitas coisas sobre o Campeonato Carioca, federação e torcida levam muito a sério. Vim para o Brasil com mentalidade mais europeia, da duração da temporada, do que seria bom para os jogadores. São mais ou menos 16 jogos em uma pré-temporada, não é o adequado e ideal para os atletas. Em outros países há uma pré-temporada de forma real, onde você consegue avaliar o elenco e entender as necessidades.
– Para os nossos torcedores que ficaram chateados com nossa performance no Carioca, a falha se inicia comigo. O plano não era esse, era fazer pré-temporada nos Estados Unidos, enfrentar times da MLS, mas não houve possibilidade de escalar o time B no Carioca. As regras mudaram e o Carioca se tornou mais relevante pela vaga na Copa do Brasil e não houve consenso entre os clubes.
John Textor assumiu a responsabilidade e reforçou que, para ele, a temporada começou hoje.
– A responsabilidade é minha. Já tínhamos planos, estavam todos cientes, foi algo que teve que ser ajustado em curto espaço de tempo, foi difícil administrar, entender as forças e fraquezas, o Carioca foi a pré-temporada, sujeita aos resultados. A ideia é lógico desenvolver junto à Federação, aproximar, entender, discutir, de que forma o Carioca pode ajudar os times. Mas a mensagem desta noite é que a temporada iniciou hoje, com uma boa vitória sobre uma equipe muito importante. Temos esse início com equipe capaz de disputar bem a competição.
Siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter, e Facebook.
O próximo duelo do Botafogo é com o César Vallejo, pela Sul-Americana, na quinta-feira (20), às 21h, no Estádio Nilton Santos.