O Lyon anunciou, nesta segunda-feira (08), a saída de Jean-Michel Aulas do cargo de presidente do clube e, com isso, o empresário americano John Textor foi confirmado como seu substituto na presidência do clube francês. Textor, que é acionista majoritário do Botafogo e tem participação em outros clubes, também será o CEO do Lyon de maneira interina.
A troca na diretoria do Lyon acontece após 36 anos, já que, neste período, Jean-Michel Aulas ocupava o cargo de presidente executivo do OL Goupe. Agora o ex-mandatário será nomeado como Presidente Honorário, deixando assim toda a autonomia do Lyon para John Textor, que recentemente adicionou o clube francês à sua lista de participações no futebol.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
— Durante a reunião de 5 de maio, o conselho de administração do OL Groupe nomeou John Textor como presidente do conselho de administração a partir de 5 de maio até o final do seu mandato de administrador, após a interrupção das funções do senhor Jean-Michel Aulas como CEO do OL Groupe — diz o comunicado divulgado pelo Lyon nesta segunda-feira.
Além de assumir a presidência do clube francês, John Textor também será agora o novo CEO do Lyon, embora ocupe o cargo de maneira interina. Também será responsabilidade do empresário nomear um novo profissional para assumir a função, principalmente pensando em reforços para qualificar o elenco visando a próxima temporada do futebol europeu. O Lyon ainda não tem vaga garantida numa compeição europeia na próxima temporada.
Com o cargo de presidente do Lyon confirmado, John Textor amplia a sua participação dentro do futebol europeu. O empresário tem ligações com o futebol brasileiro aonde é o principal acionista do Botafogo, atual líder do Campeonato Brasileiro. Na Europa, John Textor tem ligações com o Crystal Palace, da Inglaterra, o RWD Molenbeek, da Bélgica, e o Lyon, da França.