O judoca Jorge Fonseca conquistou a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Na categoria até 100kg, o português derrotou o canadense Shady Elnahas, com um wazari, no último minuto, o que lhe garantiu o bronze.
O feito gerou um grande desabafo de Jorge Fonseca, que dedicou a medalha para Adidas e Puma, por se recusaram a patrociná-lo.
— Essa medalha eu vou dedicar para a Adidas e Puma, porque me disseram que eu não tinha capacidade para ser representado por eles. Então eu dedico essa medalha para os diretores da Adidas e Puma. Eu já mostrei que eu sou bicampeão do mundo e terceiro nos Jogos Olímpicos. O que eu preciso fazer para ser patrocinado por Adidas ou Puma? Essa medalha eu dedico a eles. Força Portugal.
Antes de conquistar o bronze, Jorge Fonseca venceu o belga Toma Nikiforov e o russo Niiaz Iliasov. Na semifinal, foi derrotado pelo coreano Guham Cho, que o impossibilitou de disputar a medalha de ouro.
A medalha olímpica de Jorge Fonseca é a quarta de Portugal no judô, todas de bronze. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, Nuno Delgado e Telma Monteiro foram ao pódio. Já na Rio 2016, foi a vez de Telma Monteiro.