Na noite deste sábado (26), o Atlético recebeu o Grêmio em jogo válido pela 12° rodada do Campeonato Brasileiro. A partida foi disputa no Mineirão e o Atlético venceu por 3 a 1, mais uma vez com três gols de Keno – que já havia marcado três gols no jogo passado. Essa vitória, além de colocar o Atlético na liderança isolada do Brasileirão com duas vitórias a mais e um jogo a menos que o Inter, também serviu para quebrar um tabu de 11 anos que o Atlético não vencia o Grêmio no Mineirão.
O Atlético vinha de um retrospecto péssimo contra o tricolor gaúcho, independente do local. Nos últimos 15 jogos, eram apenas duas vitórias, sendo a última delas em 2017 e com direito a derrota em final de Copa do Brasil.
A última vez que o Atlético havia vencido o Grêmio foi em 2009, ainda no antigo Mineirão. Diego Tardelli, que hoje faz parte do elenco do Galo, foi quem marcou o gol na vitória no último lance, de pênalti. Após isso, o Mineirão passou por reformas e vários dos confrontos aconteceram em Sete Lagoas e no Independência. No Novo Mineirão, os clubes haviam se enfrentado duas vezes, com duas vitórias para o Grêmio, sendo uma delas no primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2016.
Com a quebra do tabu o Galo se mantém firme na liderança do campeonato e pode se distanciar ainda mais, já que tem um jogo a menos e três pontos mais que o vice-líder Internacional.
GOL 2000
O Atlético chegou ao jogo com exatos 1999 gols em campeonatos brasileiros desde 1971. Keno foi o responsável por marcar o gol de número 2000 (assim como o 2001 e o 2002) e ficar na história ao lado de Dadá Maravilha (gol 1) e Marques (gol 1000).
A equipe de Sampaoli agora terá mais uma semana livre para descanso e treinos até enfrentar o Vasco, no próximo domingo (04), também no Mineirão.