Automobilismo

Leclerc é punido e Verstappen se mostra um gênio; resumo da qualificação

reprodução: @f1

Em Mônaco, tivemos uma qualificação muito movimentada. Os olhares estavam focados em vários pontos, entre eles, o “novo” carro da Mercedes, a disputa interna entre Verstappen e Peréz, e se Fernando Alonso teria condições de lutar por uma pole.

Nos treinos livres, a Mercedes andou próxima aos ponteiros da corrida, mas, nada que fosse realmente surpreendente. As Ferrari andaram bem e Verstappen só mostrou a que veio na terceira sessão de treinos livres, já no sábado.

No Q1, Peréz comete um erro bastante infantil e estampa o muro logo na primeira curva. Quebrando o eixo de suspensão traseira e sendo fadado a largar de ultimo. Fora o erro incomum de Perez, o japonês Yuki Tsunoda ter passado para o Q2 com o segundo tempo, mostrou uma velocidade e competência jamais vista pelo japonês.

No Q1 ficaram: Sargeant, Magnussen, Hulkemberg, Zhou, Perez

Na segunda sessão, tivemos alguns carro andando em ritmo bastante similar, onde o ultimo lugar e a ponta estavam separados por sete décimos. Russell fez sua melhor sessão no fim de semana e fez o quarto tempo. Hamilton chegou a ter dificuldade para classificar, mas passou em 5o. As Alpines andaram bem e passaram em 6 e 8, quanto Tsunoda surpreendia mais uma vez e passava para o Q3.

Norris, que fazia boa sessão, bateu no muro da piscina em volta rápida e entortou a suspensão de seu carro, por sorte, ninguém bateu seu decimo tempo e ele avançou de sessão.

Ficaram no Q2: Piastri, De Vries, Albon, Stroll, Bottas.

No momento decisivo, tivemos quatro pilotos com condições de fazer a pole: Verstappen, Alonso, Leclerc e Ocon. As Mercedes atingiram seu teto, provando que ainda não são capazes de bater de frente por poles ou vitórias. Leclerc fez uma volta muito boa, mas atrapalhou Lando Norris e perde 3 posições no grid.

Ocon fez uma volta voadora, que no fim das contas ficou apenas dois décimos do pole. A briga se restringiu a Alonso e Verstappen, e o duelo geracional foi impressionante.

O espanhol tirou tudo que sua Aston Martin permitiu e fechou a 1a colocação há um minuto do final da sessão. Verstappen sabia que só teria uma chance de bater o tempo, e fez os 2 primeiros setores mais lentos que Alonso.

A pole parecia garantida, mas com um dos últimos setores mais inacreditáveis da história da formula 1, Verstappen transformou dois décimos em pó e garantiu a primeira colocação.

O Q3 se encerrou com: Verstappe, Alonso, Ocon, Sainz, Hamilton, Leclerc, Gasly, Russell, Tsunoda, Norris

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo