A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta terça-feira (26) que a Liga das Nações de Vôlei, ou Volleyball Nations League (VNL), deste ano será realizada em um conceito de bolha segura para garantir a saúde de todos os atletas e partes envolvidas na competição. A decisão de utilizar o conceito aconteceu para preservar o formato original do torneio anual principal.
O conceito da bolha é considerado um método seguro pelas autoridades, pois protege a saúde de todos os participantes, acomodando todas as 16 equipes em um país em um ambiente seguro com testes Covid-19 frequentes, minimizando significativamente o risco de transmissão do vírus. As partidas no formato round robin e as finais serão realizadas em um único local, preservando o formato original do VNL com o mesmo número de partidas por gênero.
A medida foi aprovada após uma reunião com a participação das principais partes interessadas do torneio. O último encontro aconteceu na manhã desta terça, em videoconferência, e a aprovação foi dada pelo Conselho da VNL.
Sendo assim, a FIVB avançará as negociações com os organizadores interessados e terá como objetivo anunciar o país ou países anfitriões, além de divulgar a programação de jogos em fevereiro de 2021.
À luz da pandemia da Covid-19 em curso e das restrições de viagens subsequentes, a FIVB afirmou que está empenhada em minimizar as viagens internacionais e criar um ambiente seguro para proteger a saúde e o bem-estar de todos os participantes.
O TORNEIO
A Liga das Nações de Voleibol é uma competição internacional de vôlei disputada pelas seleções masculinas e femininas filiadas a Federação Internacional de Voleibol (FIVB), órgão governamental global do esporte.
O primeiro torneio iniciou-se em maio de 2018, com a fase final sediada em Lille, na França, disputada em julho do mesmo ano. A criação da competição foi anunciada em outubro de 2017 em um projeto conjunto entre a FIVB e 21 federações nacionais. A Liga das Nações substituiu a Liga Mundial, evento internacional anual masculino que decorreu entre 1990 e 2017.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.