Futebol Internacional

Liga dos Campeões terá nova tecnologia para determinar impedimento

Foto: Divulgação / Uefa

A Uefa, entidade que regulamenta o futebol na Europa, anunciou, nesta quarta-feira (03), que a fase de grupos da Liga dos Campeões terá o uso da tecnologia semiautomática para indicar impedimento. O mecanismo é o mesmo que será utilizado na Copa do Mundo do Catar e já foi testado na Copa Árabe e no Mundial de Clubes. Com isso, a Uefa espera reduzir o número de erros no momento de indicar impedimento. O uso da tecnologia na Liga dos Campeões também servirá como um dos testes para os árbitros que estarão na Copa do Mundo.

O sistema que será adotado na Liga dos Campeões consiste em um sensor bem no centro da bola. Desta forma, os árbitro terão a exata noção de quando ela foi de fato tocada pelo jogador que fez o passe, podendo identificar de maneira mais precisa o ponto de início da jogada. A partir daí, entrarão em ação as 12 câmeras de rastreamento que serão instaladas em cada estádio. Esse sistema de monitoramento vai definir a posição exata do atacante em relação ao penúltimo marcador do time adversário.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Cada jogador em campo será rastreado em até 29 pontos de contato, 50 vezes por segundo. Com a tecnologia 3D, os árbitros poderão calcular a posição exata de cada atleta dentro de campo. Assim, a Uefa espera que as decisões dos árbitros responsáveis pelo VAR neste tipo de lance sejam mais rápidas e também mais precisas.

Com base nesse rastreamento, o sistema de inteligência artificial fornece um alerta automatizado de impedimento, indicando a irregularidade aos árbitros do VAR. Antes de informar ao árbitro de campo, os responsáveis na sala de vídeo deverão traçar a linha manualmente, como já vem sendo feito nos principais campeonatos do mundo, antes de indicar a decisão ao árbitro principal da partida.

Nos últimos anos, a Fifa, em parceria com a Uefa, tem apresentado novidades tecnologicas dentro do futebol para reduzir o número de erros decisivos nas partidas. Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, o VAR passou a ser utilizado de maneira definitiva pela equipe de arbitragem. Atualmente a tecnologia é utilizada ao redor do mundo e serve para indicar impedimentos, pênaltis, lances de expulsão e outros detalhes que não foram percebidos pelo árbitro de campo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo