No último domingo (29), o São Paulo foi derrotado por seu arquirrival, o Corinthians, por 2 x 1, no Morumbi, pela quinta rodada do Campeonato Paulista de 2023. Mais uma vez, como em todos os jogos da temporada, o Tricolor precisou deixar jogadores de fora da lista de relacionados por conta do limite de estrangeiros permitidos por jogo.
Com o venezuelano Ferraresi lesionado e longe dos gramados por pelo menos seis meses, o São Paulo possui hoje sete atletas de outras nacionalidades à disposição: Alan Franco, Arboleda, Orejuela, Gabriel Neves, Jhegson Méndez, Galoppo e Calleri. Porém a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) permite que apenas cinco sejam inscritos por jogo, o que vem forçando o técnico Rogério Ceni a fazer um rodízio, sempre deixando de relacionar alguns desses atletas em determinadas partidas.
O argentino Calleri é o único que participou de todos os jogos até aqui. No Majestoso do fim de semana, foram cortados o também argentino Galoppo, artilheiro da equipe no ano com três gols, e o uruguaio Gabriel Neves, atleta que mais tem sofrido com essa restrição, ficando fora de quatro dos cinco jogos da equipe na temporada. Rogério justificou a ausência de ambos com a necessidade de ter o colombiano Orejuela para a leteral-direita, já que era o único disponível para a posição:
“O Galoppo não joga de lateral deireito. Tenho Méndez que é volante, Calleri que é nove, dois zagueiros que são estrangeiros. Como o Galoppo não faz a lateral direita, prefiro jogar lateral de origem, por isso fica fora. Não só ele, Gabriel Neves também. Dois jogadores que dentro das possibilidades que temos para levar para o jogo, é a realidade. É triste deixar Galoppo e Gabriel Neves de fora, em uma totalidade de 23 atletas poderiam estar dentro”, disse o treinador.
Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
O treinador define a situação como um erro de planejamento, por ter esses jogadores e não poder utilizá-los. Por conta disso, o São Paulo enviou na última semana um ofício à CBF e FPF (Federação Paulista de Futebol), reivindicando o fim do limite de cinco estrangeiros por partida.
Agora, o Tricolor terá a semana livre para treinar e voltará a campo apenas no dia 05 de fevereiro, contra o Santo André, fora de casa.