e-Sports

LoL: Riot explica como funciona o balanceamento de campeões

Reprodução/Riot Games

Na última sexta-feira (11), a Riot Games divulgou uma nota falando o passo a passo sobre o balanceamento na entrada de novos campeões no League of Legends. A nota focou também o balanceamento e a entrada da nova campeã, Renata Glasc, no jogo. Vale lembrar que a Baronesa da Química está prevista para chegar em Summoner’s Rift no dia 17 de fevereiro.

Segundo o Rioter Squad5, a empresa consegue responder às próprias perguntas de balanceamento de campeão dentro do jogo. Após a concepção artística e o projeto de escolhas das habilidades, a Riot vai observar como o campeão se comporta em campo. 

A intenção da Riot é promover partidas mais competitivas, e que o jogador tenha uma experiência diferente, essa é a primeira fase. A segunda fase consiste na análise posterior ao lançamento e ao balanceamento e performance daquele campeão.

Riot já estuda o balanceamento da Renata Glasc

Riot promete balanceamento em Renata Glasc no LOL
Splash Art Base da nova suporte Renata Glasc. Imagem: Reprodução/Riot Games

Squad5 é responsável pela estruturação da mecânica da Renata Glasc, e por isso foi escolhido para falar um pouco sobre o balanceamento da Baronesa da Química. A fase de pré-lançamento fica por conta da nova habilidade “Empréstimo” da campeã. A primeira análise é sobre a inibição dos ataques dos inimigos, falta de agressividade por parte de quem joga com a suporte e baixa confiança por parte dos adversários que jogam contra ela.

Uma campeã que surpreendeu a todos desde o vazamento de suas habilidades como suporte, com mecânica diferente de tudo que já chegou no LoL até agora, e que assustou muitos jogadores, que já se perguntam quando a nova campeã receberá um nerf. Nessa mesma nota, o rioter Squad5 diz que a Riot já está de olho na campeã e como ela será recebida, conforme for, o balanceamento já é quase certo.

Após a fase inicial de ajustes na mecânica, chega o momento de “aparar as arestas”, que seriam as questões mais específicas nesse universo micro da personagem. Desse modo, novas perguntas são feitas, como a frequência de alternância entre as habilidades em prol do coletivo ou do pessoal. Como a habilidade influencia em abates que não poderiam ser realizados sem ela ou em jogadas de tudo ou nada.

A Riot chama essa dinâmica de “Alavanca” e pode auxiliar no ajuste do personagem e torná-lo mais equilibrado, pronto para o lançamento.

Já a fase de lançamento do personagem, após os testes iniciais, ficam por conta de questões respondidas no próprio jogo. A desenvolvedora analisa a taxa de vitória do campeão, itemizações, ordem do nível de habilidades, prioridade de função. Dessa vez, a análise da campeã é feita pelo macro game, e não pelo micro funcionamento da campeã. 

Entre outras opções de “Alavanca” que a Riot pode usar, estão a redução do efeito de habilidade, queda na duração, fortalecimento dos atributos e período de eliminações menos tolerante. As opções se enquadram em itens de ação que podem ser usados rapidamente para tornar eficaz o balanceamento.

A Riot Games promete que fará o possível para que os campeões sejam apresentados em condições aceitáveis.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo