A primeira medalha do Brasil no judô veio na madrugada de sábado, 28. Lucia Araújo venceu Natalia Ovchinnikova com um ippon e garantiu o terceiro lugar na categoria até 57kg. Esta é a terceira medalha de Lucia, que já havia levado a prata na Rio 2016 e em Londres 2012.
Durante todo o duelo, as duas judocas fizeram um confronto equilibrado e de poucas atitudes ofensivas. Com as atletas se estudando bastante, Lucia Araújo acabou sofrendo um shido, a punição por falta de ofensividade, mas conseguiu uma reação impressionante em seguida. Menos de um minuto depois, a brasileira conseguiu dois waza-ari seguidos e emendou um ippon para levar a tão sonhada medalha de bronze para casa.
Lucia Araújo chegou à Tóquio como uma das candidatas a faturar medalha pelo histórico recente em competições. Aos 40 anos, a brasileira venceu a argentina Laura Gonzalez por ippon nas quartas de final e na semi foi surpreendida com uma derrota em 13 segundos de luta. Contra a número dois do mundo, a uzbeque Parvina Samandarova, Lucia acabou sofrendo um waza-ari rapidamente e foi imobilizada.
Para ficar informado sobre tudo que acontece com as Paralimpíadas de Tóquio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
Paralimpíadas de Tóquio: confira o calendário, horários e modalidades
Com a medalha de Lucia, o Brasil chegou a 19ª medalha em Tóquio e a primeira no judô. Depois de nove pódios na madrugada de quinta para sexta-feira, o time verde e amarelo inicia mais um dia em busca de se manter entre os principais destaques no quadro de medalhas.