Cruzeiro

Maior campeão da Copa do Brasil, Cruzeiro conhecerá adversário da primeira fase

Cruzeiro busca heptacampeonato da Copa do Brasil (Foto: Pedro Vilela/Getty Images)

Cruzeiro busca o heptcampeonato da Copa do Brasil em 2024; Celeste conhecerá adversário da primeira fase em sorteio realizado nesta terça-feira

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil de 2024 será nesta terça-feira, a partir das 15h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Serão definidos os primeiros 40 confrontos da competição, além dos mandantes dos duelos da segunda fase. E o maior campeão do torneio, o Cruzeiro vai conhecer seu adversário.

O Cruzeiro faturou o título da Copa do Brasil seis vezes na história da competição (1993, 1996, 2000, 2003, 2017, 2018). Além disso, foi vice em 1998 e 2014. Agora, sob o comando de Ronaldo, tenta seu primeiro título de grande expressão na temporada.

As possibilidades

Pote A: Corinthians, Atlético-GO, Fortaleza, Cruzeiro, América-MG, Cuiabá, Internacional, Coritiba, Bahia e Vasco.

Pote E: ASA-AL, Souza-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club, Cianorte, Maringá, Marcílio Dias.

Dos dez possíveis adversários, o único sem divisão é o Marcílio Dias, que disputa o Campeonato Catarinense. A última participação do time no Brasileirão foi em 2022.

Na primeira fase da Copa do Brasil, os confrontos serão em jogo único, com mando de campo do time pior classificado no ranking. A equipe visitante joga pelo empate para se classificar, enquanto os donos da casa precisam vencer para seguir adiante.

Datas da tabela básica por fases

  • Primeira fase: 21 ou 28 de fevereiro;
  • Segunda fase: 6 ou 13 de março;
  • Terceira fase: 1º ou 22 de maio;
  • Oitavas de final: 31 de julho ou 7 de agosto;
  • Quartas de final: 28 de agosto ou 12 de setembro;
  • Semifinais: 2 ou 17 de outubro;
  • Final: 3 ou 10 novembro.

As conquistas

A primeira conquista foi em 1993, quando venceu o Grêmio na grande decisão. Três anos depois, em 1996, a vítima foi o Palmeiras. Os alviverdes deram o troco em 1998, mas a rotina da Raposa na competição sempre colocava a camisa do Cruzeiro no lugar de protagonista. Em 2000, os mineiros bateram o São Paulo para assegurarem o Tri.

O Tetra foi conquistado sobre o Flamengo, na histórica temporada de 2003. A derrota mais sentida em finais foi em 2014, para o arquirrival Atlético, mas a tristeza foi remediada com um bicampeonato consecutivo em 2017, sobre o Flamengo, e 2018, com o título conquistado em cima do Corinthians.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo