Corinthians

Maior campeão da história do Corinthians, Cássio completa 33 anos neste sábado

Neste sábado (06), o goleiro Cássio completa 33 anos de idade. Nascido em Veranópolis-RS, o goleiro iniciou a carreira no sul do País e, após ser negociado com o PSV (HOL) e passar por outra equipe local por empréstimo, chegou ao Corinthians em 2012.

Cássio teve o primeiro destaque na carreira em 2007, quando, como atleta do Grêmio-RS, foi campeão Mundial Sub-20 com a seleção brasileira. Depois se transferiu para o PSV (HOL), onde teve poucas oportunidades e chegou a ser emprestado para o Sparta Rotterdam (HOL). Aos 24 anos, se transferiu para o Corinthians.

Cássio fez sua estreia na partida contra o XV de Piracicaba-SP, pelo Campeonato Paulista, na vitória por 1 a 0 do time do Parque São Jorge, no Pacaembu. Após seguidas falhas de Júlio César como arqueiro do Corinthians, o então técnico Tite, decidiu dar oportunidade para Cássio.

O goleiro atuaria pela segunda vez com o manto alvinegro contra o Emelec (EQU), no primeiro jogo da fase de mata-mata da Libertadores, em 2012. Com grandes defesas, o goleiro ajudou o time a manter um empate por 0 a 0 e assumiu de vez a a titularidade.

O então camisa 24 do Timão foi decisivo na sequência daquela campanha, que culminaria com o título inédito – e invicto – do Corinthians na competição continental. Na segunda partida contra o Vasco (RJ), nas quartas de final, o arqueiro fez importante defesa no segundo tempo, após chute de Diego Souza, sendo, segundo o próprio, a mais importante defesa da sua carreira no Corinthians. 

No Mundial de Clubes da FIFA, Cássio teve novamente um bom desempenho. Na final, contra o Chelsea, o goleiro foi decisivo com grandes defesas e ajudou a garantir a vitória, por 1 a 0, e o título, tendo, inclusive, sido escolhido o melhor jogador daquela partida. 

O goleiro mais uma vez foi decisivo, na reta final do Paulistão de 2018, defendeu dois pênaltis contra o São Paulo (semifinal) e dois contra o Palmeiras (final), ajudando o Corinthians a confirmar o título na casa do rival, no Allianz Parque.

Em sua nona temporada no Corinthians, Cássio já atuou em 463 partidas tendo conquistado nove títulos e se tornando o recordista, superando Marcelinho Carioca (oito). Ao todo, levantou as taças da Libertadores 2012, Mundial de Clubes 2012, Paulistão em 2013, 2017, 2018 e 2019, Recopa Sul-Americana em 2013 e Brasileiro em 2015 e 2017. 

Números de partidas, jogos e títulos foram retirados do aplicativo “Almanaque do Timão”.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo